MOVIMENTOS NO PLANO SAGITAL O movimento em direção ao dorso é conhecido como flexão dorsal (dorsiflexão). Enquanto que o movimento em direção ao solo é denominado flexão plantar (plantiflexão). EXTENSÃO: movimento que aumenta o ângulo na articulação é o movimento contrário à flexão das articulações citadas acima.
Planos Anatômicos Planos Sagitais: Também são verticais, e “cortam” o corpo longitudinalmente paralelamente ao plano mediano, e assim podem ser chamados também de planos sagitais paramedianos. ... Planos Transversos: São os únicos planos horizontais, dividem o corpo em parte superior e parte inferior.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Eixos de movimento O eixo longitudinal presente no plano frontal que vai da cabeça aos pés e o eixo latero-lateral ou transversal que vai do centro do corpo a lateral, ou seja, é o eixo que vai de um lado a outro do corpo.
As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
Os seguintes planos de delimitação são formados. Dois verticais, sendo, um tangente ao ventre, nomeado de plano ventral ou anterior e outro ao dorso, nomeado de plano dorsal ou posterior. É importante fixar que os planos ventrais e dorsais são ditos ao tronco e anterior e posterior aos membros.
PLANOS DE DELIMITAÇÃO DO CORPO HUMANO Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.
PLANOS SECCIONAIS É como se uma serra cortasse o corpo em determinadas direções. Plano Sagital Plano Frontal ou Coronal Plano Transversal ou Horizontal Plano Sagital O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda.
Plexodonte: são os dentes complexos. Heterodonte: são os dentes com função diferenciada. Difiodonte: são as dentições - desciduas e permanentes.
O pré-molar superior se caracteriza pelo tamanho menor da cúspide vestibular em relação à cúspide lingual. D O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésio- vestibular, interrompendo o sulco mésio-distal.
"Ponte de Esmalte" no primeiro molar superior: é uma estrutura de reforço de esmalte que une as cúspides Disto-Vestibular e Mésio-Palatina.
O primeiro pré-molar inferior também possui face oclusal ovalada e com duas cúspides unidas por uma ponte de esmalte, porém a cúspide vestibular é duas vezes maior que sua lingual. O sulco principal é curvilíneo e de concavidade voltada para vestibular.