As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.
Logo após incessantes batalhas navais, a Primeira Guerra Púnica acabou em 241 a.C. com a vitória dos romanos que receberam grandes indenizações e o controle sobre as ilhas da Sicília, da Sardenha e de Córsega.
A Primeira Guerra Púnica ocorreu entre 264 a.C. e 241 a.C., e iniciou-se pela invasão dos romanos na colônia cartaginesa de Messina, na região da Sicília. Foi neste momento que os romanos, com o auxílio grego, passaram a dominar técnicas fenícias para construção de embarcações que serviriam para os combates no mar.
Guerras Púnicas
Para os romanos, púnico era o cartaginês, habitante da cidade africana. ... Os cartagineses dominavam as rotas comerciais no Mar Mediterrâneo, além de controlar territórios no norte da África e também nas ilhas da Sicília, de Córsega e da Sardenha, localidades próximas à Península Itálica.
A origem dos etruscos permanece uma incógnita, embora existam várias teorias a respeito. ... Das teorias da Antiguidade, a teoria orientalista, proposta por Heródoto, postula que os etruscos vieram da Lídia, (na atual região da Anatólia, Turquia) por volta do século XIII a.C..
Os etruscos viviam na Península Itálica, mais precisamente na região da Etrúria (atual Toscana), a leste dos Montes Apeninos, entre o Mar Tirreno (oeste) e os rios Arno (norte) e Tibre (sul). ... Não se sabe ao certo qual a origem dos etruscos.
Os cartagineses eram navegadores e comerciantes. Eles negociavam alimentos, tecidos e escravos, além de metais como estanho, prata, ouro e ferro. A cidade começou a prosperar no final do século VI a.C., chegando a fundar suas próprias colônias no norte da África, no sul da Espanha e no Mediterrâneo.
fenícios
Foi fundada por colonizadores fenícios oriundos de Tiro (antes da data tradicional de 814 a.C.) Cartago tornou-se, dentro de pouco tempo, a capital de uma república marítima muito poderosa, que substituiu Tiro no Ocidente, criou colônias na Sicília, na Sardenha, na Península Ibérica, enviou navegadores ao Atlântico ...
Cartago (do fenício Kart-Hadasht, ou Qrthdst, isto é « Nova Cidade », em árabe قرطاج (Qartaj) ) é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do Lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia.
Cartago [ egl ] Você sabe como se pronuncia Cartago?
Resposta:origem erampescadores e agricultores agrupados em diversas comunidades, transformaram-se ao longo do tempo em comerciantes. ... Os Fenícios tinham a fama de ser os melhores marinheiros da antiguidade provenientes das cidades costeiras que se aventuravam no mar com os seus barcos a remos.
Cartago foi importante pois foi uma grande potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. E nessa disputa ocorreram três Guerras Púnicas, que após delas Cartago foi destruída.
Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações. Cartago lutou para manter seu controle comercial sobre o mar Mediterrâneo, enquanto Roma lutou para expandir seus domínios políticos e militares sobre os povos da Península Itálica e, depois, por todo o litoral do Mediterrâneo.
Resposta. porque cartago era dona de uma poderosa frota e de um importante centro comercial.
Resposta. Porque Roma passou a dominar todo o comércio do Mediterrâneo Ocidental e a partir daí iniciou suas conquistas territoriais com as quais dominou todo o Mediterrâneo e grande parte da Europa.
As guerras púnicas foram as guerras expansionistas romanas para conquistar territórios dos cartagineses na região da atual Sicília. Foram importantes pois foram os primeiros territórios conquistados pelo Império Romano, iniciando sua expansão.