Uma palavra se torna substantivo quando toma o lugar de um e é precedida por um artigo. ... Na primeira oração do exemplo acima, a palavra olhar, que normalmente é um verbo, foi substantivada, ao ser precedida do artigo definido O.
A derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
A nominalização deverbal, ou seja, transformar verbos em substantivos pode ser feita por derivação regressiva (ex.: lutar — luta), em que a flexão verbal e a vogal temática são substituídas pela flexão nominal; ou por derivação progressiva, em que a flexão verbal é substituída por um sufixo.
As palavras simples são sequências inteiras que constituem unidades autónomas, com sentido próprio, sem terem associados outros elementos, como sejam os prefixos ou os sufixos: criança, homem, gata, casa, azul, escrever são palavras simples, enquanto criancinha (crianc-+inha), homenzarrão (homem + -zarrão), gatil (gat- ...
Substantivo Simples é aquele formado por um único elemento. Outros substantivos simples: tempo, sol, sofá, etc. Veja agora: O substantivo guarda-chuva é formado por dois elementos (guarda + chuva).
SUBSTANTIVO SIMPLES - aquele que é formado por um radical apenas. SUBSTANTIVO COMPOSTO - aquele que é formado por mais de um radical....Exemplos de substantivos compostos:
Na composição por justaposição, ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores.
Os substantivos simples e compostos são substantivos classificados de acordo com o número de radicais que apresentam na sua estrutura. Radical é parte da palavra que contém o significado comum a todas as palavras da mesma família. Por exemplo, o radical de livro, livreiro e livraria é livr-.
Substantivos simples: Animal, roupa, porta, televisão, cor, sapato, cidade, casa, número, nome... Substantivos compostos: Arco-íris, guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor, couve-flor, guarda-sol, pé-de-moleque, segunda-feira, peixe-espada, quinta-feira...
São Paulo é Substantivo Próprio pq da nome a lugar e Composto por ser formado por duas palavras, uma palavra completa a outra.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
Resposta. a) mão : mão-de-obra. j) homem homem- e homem-hora.