Com um olhar teológico, pode-se ver a liturgia como a reunião de todos os atos de culto da Igreja e que lhe são próprios. Assim, surge uma visão “mistérica”, sacramental, onde o sujeito único e principal que exerce o culto é o Cristo ressuscitado.
Pela Liturgia a Igreja celebra o mistério de seu Senhor “até que Ele venha” e até que “Deus seja tudo em todos”(1Cor 28). Assim, para celebrar bem a Liturgia é preciso ter uma profunda noção do que é o Cristianismo; o conhecimento da história da salvação, da obra de Cristo e da missão da Igreja.
No devocional, você foca em apenas um versículo, ou em apenas uma passagem. Ás vezes nem da pra focar em um capítulo inteiro, por ser muito longo. Por isso falei sobre focar em uma passagem, ou versículo. Na leitura bíblica também não dá pra estudar pelo mesmo motivo.
Meditação bíblica não é ler o texto para aplicar na vida dos outros. Meditação bíblica é ler o texto para aplicar em nossa vida, isso é estar meditando, pensando ou sussurrando. No sentido original da palavra meditar é: sussurrar, conversar baixinho consigo mesmo ou pensar.
Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.