Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.
A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912.
A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra.
A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais encontram-se em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia.
Tem mais depois da publicidade ;) E o que era desconfiança tornou-se, século depois, uma teoria científica com argumentos e hipóteses previamente elaborados. Nascia, então, oficialmente, a teoria da Deriva Continental, quando o alemão Alfred Wegener a formulou no ano de 1912.
Alfred Wegener
A ideia de que a África e a América do Sul estiveram unidas no passado é antiga, datando da mesma época em que se produziram os primeiros mapeamentos desses continentes. ... Pesquisando, ele descobriu que grandes estruturas geológicas em continentes distintos pareciam ter ligação.
Observando um mapa mundi, você pode perceber que o continente africano e a América do Sul, além de terem formatos parecidos, também têm contornos laterais interessantes, que possibilitariam um “encaixe” entre eles. O movimento das placas tectônicas é responsável por esse fato, que envolve ambos os continentes citados.
O oceano Atlântico figura como o segundo maior oceano do mundo, superado somente pelo Pacífico. O Atlântico abrange uma área de aproximadamente 82,2 milhões de km² e uma profundidade média de 3.
Ao Norte, é banhada pelo mar Mediterrâneo; ao Leste, pelas águas do Oceano Índico e à Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos no Cabo da Esperança, ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente no século XV.
Os Estados Unidos compreendem grande parte da América do Norte, limitando a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e com o próprio México, e a oeste com o oceano Pacífico.
O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.