EQST

O Que Vem A Ser CCIH?

O que vem a ser CCIH?

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, sendo normatizada legalmente de acordo com a Portaria 2.

É obrigatório que os serviços de saúde têm uma comissão de controle de infecção hospitalar?

A portaria do Ministério da Saúde, nº 2616, de 12 de maio de 1998, exige a criação de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para que os hospitais coloquem em prática as ações do PCIH. Somente profissionais da saúde com nível superior podem ser integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Quais os fatores que influenciam no risco de infecção?

A ocorrência de uma infecção dependerá principalmente da relação de desequilíbrio entre três fatores, os quais incluem a condição clínica do paciente, a virulência e inoculo dos micro-organismos e fatores relacionados à hospitalização (procedimentos invasivos, condições do ambiente e atuação do profissional de saúde).

O que são medidas de precaução padrão?

Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.

Quais são as medidas universais de precaução padrão?

- Medidas de precaução-padrão: lavagem das mãos após realização de procedimentos; acondicionamento e transporte em sacos plásticos de materiais orgânicos para exame; uso de luvas em caso de contato com sangue, secreções e fluidos corporais; uso de aventais quando há risco de contaminação do tórax e do abdome; descarte ...

Qual o objetivo da precaução padrão?

1- Precauções Padrão As Precauções Padrão (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes hospitalizados, independente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação.

Quais são os tipos de isolamentos hospitalares?

Existem quatro diferentes métodos de isolamento hospitalar: isolamento padrão, de contato, respiratório por gotícula e respiratório por aerossol. O que os define são os agentes infecciosos confirmados ou suspeitos.

Qual a máscara para tuberculose?

10- No transporte de doentes bacilíferos ou suspeitos de tuberculose pulmonar em ambulâncias, os profissionais devem utilizar máscaras do tipo N95/PFF2 e os pacientes devem utilizar máscaras cirúrgicas comuns.

Como atender um paciente com tuberculose?

O enfermeiro deve coletar o histórico pessoal e familiar do indivíduo, tendo como foco os sinais e sintomas da doença e os hábitos do paciente. Doença pulmonar: As manifestações clássicas são tosse persistente (> 15 dias), febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal.