cidade lacustre: conjunto de habitações pré-históricas, construídas sobre palafitas, nos lagos. s. m. pl. Habitantes das cidades lacustres.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
Encontro das Águas Encontro das Águas O rio Negro, com suas águas escuras, e o rio Solimões, de água barrenta, proporcionam um dos mais impressionantes fenômenos da região Amazônica. É o chamado Encontro das Águas, em que os dois rios correm lado a lado sem se misturar, por vários quilômetros.
O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km.
Outra característica marcante do rio Amazonas é o fenômeno da pororoca, que consiste na formação de ondas provenientes do encontro violento das águas do rio com o oceano Atlântico, a pororoca acontece principalmente no mês de outubro, pois nesse período o nível do rio está baixo e a maré alta.
Por que o Rio Negro e o Rio Solimões não se misturam? Perto de Manaus, o Rio Solimões (de águas claras e barrentas) se encontra com o Rio Negro (com águas limpas e escuras), formando o maior rio do planeta, o Amazonas. ... Isso acontece porque as águas do Solimões são mais frias que as do Negro, dificultando a mistura.
Porque a composição química, a temperatura e a velocidade dos dois são diferentes. Ao longo de um percurso de cerca de 6 km, os rios Negro e Solimões andam lado a lado sem se misturar antes de se tornarem um só – o grande Rio Amazonas.