É confeccionado de material que proporciona resistência ao desgaste e à temperatura, o anel está montado na canaleta da região mais quente do pistão, o componente recebe as pressões da compressão e também da combustão junto com a temperatura excessiva.
Os pistões são cilindros móveis que têm seu movimento feito para cima e para baixo no bloco do motor. ... O movimento dos pistões é impulsionado por conta da expansão dos gases queimados através da combustão. Sua força é levada até a “árvore das manivelas” (conhecida como virabrequim) por meio da biela.
Os pistões (carros de passeio costumam ter de quatro a seis pistões), que ficam subindo e descendo, movem um eixo de manivela, chamado virabrequim, que está ligado às rodas por motores, fazendo-as girar e, consequentemente, o carro andar.
O motor a pistão aproveita a energia da expansão dos gases gerados pela queima da mistura ar-combustível no seu interior para impulsionar um pistão. O movimento do pistão é transformado em movimento de rotação, por meio de uma biela, acoplada a um eixo de manivelas.
Tabela de numeração de anel em milímetros
Com um micrômetro mede-se o desgaste dos colos para saber quanto deverá ser usinado. As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas.
A bronzina de biela fica localizada na parte inferior do motor. Ela vai dentro da biela e existem diversas medidas quando colocadas nas fábricas. As medidas são Stander e após os virabrequins serem retificados ela vai de STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50, dependendo do desgaste do virabrequim.
Quando é necessário trocar a bronzina de biela? Não existe uma vida útil definida para a bronzina de biela. A troca sempre será necessária quando der algum tipo problema.
a) O primeiro é feito na biela. Para isso, feche a capa da biela com a bronzina instalada, aplique o torque adequado. Com o valor do moente em mãos, transfira o valor do moente para o súbito e meça a folga no sentido longitudinal diretamente na biela. Tome muito cuidado para não danificar ou riscar a bronzina.