A candidose eritematosa é considerada uma das formas primárias da infecção oral. Aspecto clínico: Pode ter várias apresentações clínicas: o A candidose atrófica aguda ou “boca ferida/dolorosa por antibióticos” provoca ardência semelhante à queimação e normalmente é causada pelo uso de um antibiótico de amplo espectro.
Recomenda-se isoconazol (nitrato), uso tópico, sob a forma de creme vaginal, durante 7 dias ou ovulo, em dose única; como segunda alternativa, tioconozol, pomada ou óvulo em dose única. Outras substâncias também são eficazes: clotrimazol, miconazol, terconazol ou nistatina, em aplicação tópica.
No tratamento das Candidoses Orais, utilizam-se várias substâncias desinfetantes (Listerine, Sanguinária, Amônio quaternário e Clorexidina) por serem consideradas eficazes na redução dos estados de inflamação da mucosa oral.
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL). Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Clotrimazol creme 1% – 1 aplicação (5 g) à noite por 7 a 14 dias.
Sentir coceira na vagina depois de ter uma relação sexual é uma queixa comum entre as mulheres. Esse sintoma pode ser decorrente de uma infecção por fungos, ressecamento vaginal ou até mesmo alergia ao preservativo. Pode ser infecção? A vagina é ambiente altamente colonizado por bactérias e fungos.