Calendário Vacinal de 2020 passa por modificações em relação ao ano anterior. Entenda as mudanças. Garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C para as crianças < 5 anos, além de proteger contra o sorogrupo W, considerando a gravidade da doença.
O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.
Calendário nacional de vacinação de 2020
Vacina meningocócica C (conjugada) Reforço Doenças invasivas causadas por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. 15 meses VOP (vacina oral poliomielite) 1º reforço Poliomielite (paralisia infantil) Vacina hepatite A Dose única Hepatite A DTP (tríplice bacteriana).
A principal importância é manter a sua proteção por um determinado período. Com o passar do tempo a imunidade vai cair e, por isso, é preciso tomar as outras doses, para que o sistema de defesa imunológico volte a fabricar anticorpos contra o agente que a vacina se propõem a proteger.
Reduzem circulação de doenças Graças às campanhas de imunização, houve uma queda no Brasil na incidência de doenças como sarampo, rubéola e coqueluche. A poliomielite, por exemplo, foi erradicada. Apesar disso, a vacinação não pode parar, pois alguém vindo de outro país pode estar doente e espalhar a doença.
O PNI é um dos maiores e mais inclusivos programas de imunização de todo o mundo, contribuindo para que feitos incríveis ocorressem no Brasil, como a erradicação da varíola na década de 80 e da Poliomielite na década de 90.
Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.
O princípio da vacinação consiste em, através do uso especificamente controlado de microrganismos causadores de doenças, ou suas toxinas, estimular o sistema imunológico de modo que este seja capaz de montar uma defesa contra tal antígeno.
O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos. A vacinação é uma forma de imunidade ativa artificial.
A vacinação é um meio de se adquirir imunidade ativa não contraindo uma doença infecciosa. A imunização ativa ocorre quando o sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo ou micro-organismos, responde produzindo anticorpos e ativando células do sistema imunológico.
Ao receber a vacina, nosso corpo inicia a produção de anticorpos, e, graças à nossa memória imunológica, quando tivermos contato novamente com o agente causador da doença, nossos anticorpos serão produzidos rapidamente, evitando, desse modo, que fiquemos doentes.
Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:
A imunidade baixa pode ser percebida quando o organismo dá alguns sinais, indicando que as defesas do organismo estão baixas e que o sistema imunológico não está sendo capaz de combater os agentes infecciosos, como vírus e bactérias, o que pode fazer com que a pessoa fique doente com mais frequência e apresente ...
12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade