O modelo atômico de Dalton dizia basicamente que a matéria era formada por átomos - pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis. A natureza da matéria sempre foi algo que os pensadores, filósofos e cientistas tentaram explicar.
Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes. A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é composta por átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da sua teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento possuem massa e propriedades idênticas.
Sim, Dalton estava errado (apesar de ter contribuído com o entendimento do átomo), isso porque ele acreditava que o átomo era uma esfera maçica, indivisível e sem carga. ... → Teorias modernas mostram que o átomo pode sim ser dividido em partes menores: os quarks. Refutando Dalton, que afirmava que o átomo não é divisível.
Segundo essa teoria o átomo pode ser concebido como uma estrutura rígida, maciça e indivisível, que fazer parte da composição d todas as matérias existentes. Por se indivisível, um átomo de um elemento jamais perderá ou ganhar massa, explicando assim o porquê de não haver varia da massa em uma reação química.
A Atomica de Dalton resumia-se a um modelo experimental semelhante a uma bola de bilhar, sólida e indivisível, diferente assim da proposta de Thales de Mileto que nos primórdios da atomística falou que, átomo é algo que dividimos infinitamente atá não conseguir mais dividir, e quando chegarmos nesse ponto o qual não ...
Dalton realizou experiências onde concluiu que todo universo era constituído de partículas infinitamente pequenas, homogêneas, maciças e indivisíveis. Além disso ainda fez uma das primeiras tentativas de ordenar os elementos conhecidos na época. ... Ele abriu portas para outros cientistas ordenarem esses elementos.
Resposta. A importância dos modelos atômicos é que eles servem para representar a estrutura de um átomo. Existem vários modelos, e todos eles podem ser usados para representar um fenômeno a nível microscópico, dependendo do grau de complexidade que ele exija.
Em química e física, teoria atômica ou teoria atómica é uma teoria científica sobre a natureza da matéria, que afirma que a matéria é composta de unidades discretas chamadas de átomos.
No ano de 1803, o químico inglês John Dalton (1766-1844) desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da matéria, retomando a ideia dos filósofos Demócrito e Leucipo. ... Toda matéria é formada de minúsculas partículas esféricas e maciças denominadas átomos, que não podem ser criados nem destruídos.
Abdera, Grécia
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. Sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).