Símbolos do Natal
As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.
Foi inspirado no bispo Nicolau, de Myra, Turquia, no século 4. A transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha. ... A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881.
Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.
O Natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais.
A árvore de Natal e a morte de Tamuz. 10:10; 11:2) era tido como o deus da vegetação, tem certa ligação com essa cultura. Tamuz, descendente de Ninrode (Gn 10:8,9), teria sido morto por um javali e no local onde ele morreu teria nascido uma árvore, provavelmente um pinheiro.
Muitos comentaristas afirmam que esta árvore não possuiria qualidades intrinsecamente vitalizadoras nos seus frutos, mas seria um símbolo representativo da garantia de vida eterna, da parte de Deus, para aqueles a quem Ele permitisse comer do fruto dela.
Provavelmente essa prática tenha começado há cerca de mil anos atrás no Norte da Europa, onde árvores de abeto (do tipo pinheiro) eram penduradas nas casas com algum tipo de decoração.
A tradição da árvore de Natal vem dos romanos, que celebravam em dezembro o nascimento não do Menino Jesus, mas do Deus Sol, que nascia junto com o solstício de inverno (21 de dezembro).
A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. ... As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa.
Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal, como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e luzes coloridas. O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.
Origem do pisca-pisca Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas. Este foi o início da empresa NOMA Electric Company, a maior empresa fabricante de luzes de Natal há anos.
A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.
De acordo com a tradição católica, a montagem da árvore e a decoração de Natal devem ser feitas no primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo e começa quatro semanas antes do dia 25 de dezembro. Sendo assim, o dia de montar a árvore de natal em 2020 é no dia 29 de novembro.