[ Mecânica ] Elemento longo de uma máquina que serve de suporta a outros elementos que giram sobre ele e simultaneamente tem montados sobre si outros elementos para a transmissão de potência ou de movimento. Plural: eixos-árvore ou eixos-árvores.
Eixo é um elemento fixo, não submetido a esforço de torção e que apenas suporta rodas, polias, etc. Como exemplo tem-se o elemento que suporta as rodas de uma carreta agrícola. Já a árvore é um elemento que gira transmitindo potência, portanto é submetido a esforço de torção.
Mistos - suportam tanto carga axial quanto radial. É o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e é apropriado para rotações mais elevadas. Sua capacidade de ajustagem angular é limitada, por conseguinte, é necessário um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa.
4) Com um calibrador de lâminas de 0,03mm ou maiores, medir a folga inicial existente entre o anel externo e o rolo do rolamento que esteja mais livre. Estando o rolamento apoiado sobre o anel externo, medir a folga no rolo que esteja mais acima. Estando apoiado no eixo medir no rolo que esteja mais abaixo.
Passo a passo: como utilizar um calibrador de folga
Regulagem da folga dos cubos das rodas
Para regular a caixa de direção, utilize a chave específica (que pode ser uma Alen ou Torx) para aliviar a pressão dos parafusos laterais do avanço. Não os solte totalmente, apenas gire a chave cerca de meia-volta tanto para o parafuso de cima quanto para o de baixo.
Graxa de rolamento.
Guidão e roda devem ficar perpendiculares um ao outro para que a bicicleta possa ser conduzida apropriadamente. Se for difícil manter o guidão no lugar desejado, aperte um pouco os parafusos. Assim, será necessário fazer um pouco mais de força para que ele se mova independentemente da roda.
Com as rodas da bicicleta firmemente no chão, anote mentalmente o ângulo do guidão e o ângulo da alavanca do freio. A combinação de um pedaço de fita adesiva no painel frontal e nas barras garantirá que você aponte o ângulo durante a montagem. Solte os parafusos que prendem o guidão à frente da mesa.
Coloque a parte central do guidão na base (2C) do suporte, encontre a posição ideal, recoloque o tampo superior e os parafusos e aperte bem. A seguir, utilizando chave estrela 13 mm desaperte o parafuso expander em aproximadamente 1 cm (2D), regule a altura e reaperte bem.
A altura das pernas é a medida mais importante de um ciclista! Encoste à uma parede, com um bermuda de lycra e com um calçado que normalmente você pedala. Afaste os pé de 15 a 17,5 cm. Em seguida, coloque um esquadro ou livro junto à virilha de forma a que esse objeto fique em contato com a parede.
Com o pedivela virado para baixo (posição 6 horas) posicione o seu calcanhar no pedal, de forma que sua perna fique esticada. Faça um teste, pedale para trás com os dois calcanhares no pedal. Se a sua perna está um pouco flexionada, aumente mais um pouco até encontrar o ponto ideal.
Já um guidão baixo em relação ao selim fará com que mais peso seja aplicado às mãos do ciclista, tornando a bicicleta pouco manobrável nas descidas e com melhor tração nas subidas....
Existe uma tabela com uma média de medidas padrão de quadro de bike, de acordo com a altura do ciclista....Tabela de Tamanhos.
Diego, é isso mesmo. Como seu quadro e suspa são pra aro 26, o posicionamento dos pinos dos freios é pra essa medida. Se colocar um aro 29 o freio não irá alcançar o aro. Com disco não tem esse problema pois o posicionamento não irá mudar.
Assim como esse exemplo, uma bike tem o tamanho adequado para o seu corpo....A tabela de tamanhos de quadros de bicicletas.