Para fazer o APT executar essa tarefa, basta digitar em um terminal o seguinte comando:
O “root” é um usuário que tem total controle de todo o Linux e é o administrador do sistema. Ou seja, isso torna root perigoso e somente usuários avançados que entendem as implicações devem usá-lo.
No Linux, existem 3 tipos de usuários: comum, administrador e de sistema. Um usuário administrador é o usuário com permissão total de utilização do sistema. Esse usuário pode criar pastas/arquivos em qualquer diretório, além de poder editar e excluir qualquer arquivo de qualquer usuário ou de sistema.
Como alterar o username na linha de comando do Linux É necessário usar o comando usermod, com privilégios administrativos. Este comando pode alterar o conteúdo dos arquivos referentes a uma conta — inclusive o /etc/passwd . A sintaxe do usermod, para alterar um nome de login é usermod -l {login-novo} {login-atual} .
A senha root é a senha administrativa para seu sistema Red Hat Enterprise Linux. Você só deve se autenticar como root quando precisar efetuar manutenção no sistema.
Para alterar a senha do usuário, use o comando passwd NOME_USUARIO, substituindo NOME_USUARIO pelo seu nome de usuário. Quando for pedido, digite uma nova senha e tecle enter.
Método 2: Usando o comando chpasswd O chpasswd é outro comando que nos permite definir ou atualizar ou alterar a senha para usuários no Linux. Use o seguinte formato se você quiser usar o comando chpasswd para alterar a senha do usuário em um único comando.
Se não sabe a senha do root, mas sabe a do usuário é possível trocar a senha do root com o comando "sudo". Se não sabe nenhuma das duas, é possível logar com um liveCD/liveUSB e com o chroot fazer a trocar da senha do root.
Usando o comando su
O comando usado para deletar diretórios vazios no Linux é rmdir. Se nenhuma opção for oferecida, o rmdir simplesmente deletará o diretório da qual nome é oferecido como destino.
Exibir todos os usuários existentes na rede O arquivo que guarda todas as contas disponíveis e respectivas informações de login é o /etc/passwd. Logo, para ter acesso à lista de usuários (e também serviços e programas que utilizam senhas). Vamos testar? No terminal, utilize o comando: sudo cat /etc/passwd.