Arco de circunferência e semicircunferência Uma circunferência com pontos A e B sempre delimitarão dois arcos, um maior e outro menor. Quando os pontos A e B forem extremidades de um diâmetro, o arco será igual o arco e este arco damos o nome de semicircunferência.
Tendo em conta que o arco de uma semicircunferência é de 180º, qualquer ângulo inscrito numa semicircunferência possui metade dessa amplitude, isto é 90º. Qualquer ângulo inscrito numa semicircunferência é reto.
Definição de circunferência: Circunferência é uma figura geométrica pertencente ao plano que é constituída pelo conjunto de todos os pontos igualmente distantes de um ponto fixo desse plano.
Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.
O Pi resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro). Se medirmos toda a volta de um círculo com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro. O diâmetro, por sua vez, é a medida obtida de uma ponta a outra desse círculo.
Use um compasso para desenhar dois círculos sobrepostos. Torne A o centro de um círculo e B, o centro do outro. Deixe-os espaçados de forma a sobrepô-los como se fossem um diagrama de Venn. Faça os círculos a lápis, e não a caneta.