Iansã, também chamada de Oyá, é o orixá dos ventos e da tempestade. Filha de Iemanjá e Oxalá e esposa de Ogum e Xangô, Iansã é guerreira, intensa, justa e impetuosa. ... Devido à sua personalidade forte, um filho de Iansã nunca passa batido. Você certamente vai se encantar com um deles.
Quais são as oferendas para Iemanjá A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas. No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.
então vamos como se preparar comida (adimu) para o Orixá Yemanjá. Canjica branca cozida, leite de coco. Colocar a canjica em tigela de louça branca, despejando mel por cima, e uvas brancas, se desejar. Refogada com azeite doce ou azeite de Dendê, cebola e camarão seco.
2 – MODO DE PREPARO
Para fazer o seu ritual, leve para a praia algumas rosas brancas (Iemanjá não aceita flores de outra cor), algumas gotas de perfume de alfazema e uma vela azul claro. Separe as pétalas do caule, acenda a vela e faça seu pedido ou agradecimento. Banhe as pétalas no perfume e jogue-as na água.
Saudação ao orixá Iemanjá Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.