A Cadeia de Serras Agreste Sul Sergipano é composta por cerca de 8 municípios, entre eles: Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Riachão do Dantas, Lagarto, Itabaianinha, Tomar do Geru.
Prefeito
Itabaianinha, a cidade
Essencial em Itabaianinha
Quando presidente do Estado, Olímpio de Sousa Campos levou para Itabaianinha o correio e o telégrafo, mandou construir o açude PRESA, em 1902, grande reservatório de água potável, para atender a população, que pessoalmente inaugurou, vindo com a comitiva oficial a cavalo de Aracaju, se empenhou tenazmente para ver ...
A forma mais rápida de ir de Salvador para Itabaianinha é de ônibus e táxi que custa R$ 370 - R$ 470 e dura 3h 32m.
Pela lei estadual nº 525-A, de desmembra do município de Itabaianinha o distrito de Geru. Elevado à categoria de município com a denominação de Tomar do Geru.
Conhecida há gerações como “a cidade dos anões”, ali nasce uma quantidade incomum de moradores que não crescem acima de 1,45m. Nessa estatura, segundo os médicos, está a linha divisória entre o nanismo e o crescimento normal. Mas ser pequeno em Itabaianinha não é, afinal, tão estranho.
Entre os 40 mil habitantes, estima-se que vivam entre 70 a 150 anões - eles preferem este termo ao politicamente correcto "pessoas pequenas" -, ou seja, um em cada 266 habitantes tem estatura baixa (em comparação, no resto do Brasil há um anão por 10 mil pessoas de estatura considerada normal).
250 anos
A taxa de mortalidade de uma pessoa com nanismo é duas vezes maior e a expectativa de vida média é diminuída em dez anos5 em relação à população geral. Não existe, até o momento, tratamento para a doença, a não ser ações pontuais focadas nos sintomas.
1,40 m
Os homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média.