Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.
Os β2-agonistas são os broncodilatadores mais usados no tratamento da asma. Os anticolinérgicos têm início de ação mais lento e menos efeito sobre a função pulmonar, quando comparados aos beta 2 agonistas, sendo mais usados no tratamento de portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
BRONCODILATADORES O tratamento farmacológico da broncoconstrição tem por objetivo não só reduzir a ação dos autacóides e neurotransmissores que desencadeiam o broncoespasmo, mas principalmente ativar os mecanismos que induzem relaxamento do músculo liso respiratório.
Broncodilatadores são as substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios. Os broncodilatadores são vastamente do tratamento sintomático das doenças pulmonares restritivas, como a asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar e o DPOC, mas sua efetividade não é comprovada.
Exemplos são: formoterol (Foradil), salmeterol (Serevent), indacaterol (Onbrize) e olodaterol (Striverdi). Além destes medicamentos, você pode continuar o uso do seu broncodilatador de curta-duração para rápido alívio dos sintomas.
Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao ipratrópico:
A via preferencial para administração dos broncodilatadores é a inalatória, pois por esta via o fármaco é levado diretamente ao pulmão e vias aéreas, tornando-se efetivo em doses que causam menores efeitos adversos sistêmico.
Só Enfermagem
Como este medicamento funciona? O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.
Para o tratamento a longo prazo, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação longa, que exercem um efeito por cerca de 12 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação prolongada são o salmeterol e o formoterol, que devem ser usados em associação a um corticoide.
Dextrometorfano (Bisoltussin ou genérico): encontrado na forma de xarope de 2mg/mL, indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos.
Para evitá-lo, seria interessante manter um ritmo de vida mais calmo e tranquilo. Mas como a nossa rotina torna isso praticamente impossível, você pode recorrer a opções de remédio caseiro para cansaço....Suco de maçã, laranja e limão
Um excelente remédio natural para asma é o chá de vassourinha-doce devido à sua ação antiasmática e expectorante. No entanto, o xarope de rábano-silvestre e o chá de uxi-amarelo também podem ser usados na asma porque estas plantas medicinais são anti-inflamatórias.
6 táticas para se livrar do cansaço
Confira a seguir 6 práticas importantes para aumentar sua energia
Veja 11 maneiras simples de aumentar a energia diária
Cinco maneiras de aumentar seu nível de energia sem ter que tomar remédios
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.
Todas as vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina) e B9 (folato) são essenciais para extrair energia de alimentos, construção moléculas vitais e regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina.
Cardápios para você ficar em forma
Bananas. A banana também está entre os alimentos que dão mais energia. Isso porque ela é repleta de bons carboidratos, potássio e nutrientes, essa é uma ótima opção, especialmente no pré-treino, para lhe dar combustível rápido.
Alimentos que dão energia
Alguns alimentos, como a banana, o abacate e amendoim tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia....Alimentos que combatem o cansaço mental