Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos. O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Resposta: O filo Cnidaria é portanto grupo-irmão dos metazoários bilaterais. Uma das principais questões relativas à filogenia dos cnidários refere-se à forma ancestral - foi o pólipo ou a medusa? ... Os ctenóforos são monofiléticos e formam um pequeno filo com cerca de 100 espécies atuais.
Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Significado de cnidoblasto [Zoologia] Célula urticante, na oxoderme dos celenterados.
As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. ... É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
nematocisto. ZOOLOGIA órgão característico da maioria dos cnidários, que consiste numa pequena cápsula arredondada que contém um filamento espiralado preenchido com líquido urticante, usado na captura de presas, para defesa, etc.
O nematocisto é uma estrutura presente nos cnidócitos dos animais do filo cnidária. Funciona como um gatilho que ao ser pressionado ou tocado vai se prender no tecido da presa e liberar uma sustância urticante com capacidade de paralisar um animal.
Antozoários - as anémonas-do-mar e corais verdadeiros; Cifozoários- as verdadeiras águas-vivas; Cubozoa - as medusas em forma de cubo; Hidrozoários - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portuguesa) e os corais-de-fogo; Staurozoa - as medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas ...
As principais classes dos cnidários são:
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
Resposta: As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida.
Resposta. é chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. Como exemplo de uma colônia com capacidade de movimentação, podemos citar a caravela-portuguesa, enquanto os corais são exemplos de colônias fixas. ...
Colonia:grupo da mesma espécie em grande quantidade. Colonia de Cnidarios: Corais e Caravelas.
Em biologia, colónia ou colônia é uma relação ecológica harmônica intraespecífica , em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. ... As bactérias e outros organismos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro dum invólucro mucoso.
As colônias são um tipo de relação ecológica harmônica entre organismos da mesma espécie, que se organizam de tal forma que se mantem anatomicamente unidos. Essa relação acontece entre organismos mais simples como protozoários, algas e cnidários.