1. Grão-senhor. Indivíduo que tem poder. "Gilberto Freyre fala do célebre grão-senhor da Bahia que tinha o apelido de Manguela-Bofe."
Cereal é qualquer fruto ou semente comestível da família das gramíneas que pode ser utilizado como alimento. As gramíneas são plantas herbáceas que apresentam flores muito pequenas e frutos secos chamados grãos ou “cariopses”, compreendendo cerca de 8000 espécies.
Exemplos: á-grio, lo-gro. Possível encontro consonantal perfeito 'gr' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro).
Não, não é. O plural de grão é grãos. Como cidadão/cidadãos, irmão/irmãos ou pagão/pagãos. Tem que ver com a origem latina da palavra: grão vem do latim «granu(m)», cujo plural no acusativo faz «granos» -- que deu, em português, grãos, a partir da síncope do "n" e a nasalação da vogal anterior (o "a").
Este material educativo respeita as novas Regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa....Sílabas da Palavra.
Corretor ortográfico do LibreOffice aceita nome cidade e estado usando hífen sem espaçamento entre as palavras exemplo: Afonso-MT.
Use vírgula para separar os números e escreva-os sempre algarismos arábicos: , SQS 105, Bloco J, 304. Não use ponto para separar os números do CEP e use hífen para separar os três últimos dígitos. O CEP deve vir antes do nome da cidade e do estado. Não use vírgula depois de CEP ou caixa postal.
Texto: Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.
Sim, você pode separar nomes próprios numa redação. Se ao escrever você perceber que não conseguirá terminar a palavra no fim da linha, você pode "quebrar" a palavra e continuar na próxima linha desde que a divisão silábica seja seguida da forma correta. O nome desse processo é translineação.
SEPARAR EM SÍLABAS
Principais Cidades do Brasil
Quando uma palavra não cabe toda na mesma linha, temos de a dividir, ficando uma parte na mesma linha e outra na seguinte. Assim, esta mudança de linha chama-se translineação. O processo de translineação dá-se quando na escrita é necessário dividir uma palavra por ter que se passar para a linha de baixo.
Esta situação designa-se por "translineação". Regra geral, a divisão da palavra faz-se por silabação, ou seja, separando as sílabas: li-te-ra-tu-ra. ... Além disso, não se deve separar duas consoantes seguidas que iniciam sílaba: re-gra; ma-dru-grar; lem-bran-ça; re-pli-car.
Na translineação, o hífen deverá ser escrito no fim da linha, antes da mudança das restantes sílabas da palavra para a outra linha. Caso seja uma palavra hifenizada e o fim da linha coincidir com o hífen, este deverá ser repetido no início da outra linha.