Módulos Arduino são dispositivos eletrônicos formados a partir de placas de circuitos impresso e componentes específicos, a depender da finalidade para o qual foram desenvolvidos, variando também em tamanho, cor, valores de venda, etc.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
Caso você tenha apenas a placa Arduino poderá utilizar o LED já presente na placa....Para seguir com este tutorial e dar seus primeiros passos com arduino, você irá precisar dos seguintes componentes:
O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source, seu software multiplataforma é flexível e fácil de usar. Ele é destinado para pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos. Com o Arduino, você pode interagir com luzes, motores entre outros objetos eletrônicos.
O Arduino pode ser especialmente útil na automatização dos processos da sua empresa. É possível criar protótipos que permitam a comunicação de um dispositivo móvel com máquinas de indústria até a integração total do escritório (luzes, aparelhos, ar-condicionado, etc) com a internet.
Modularidade. É sempre útil a criação de protótipos mais complexos, através de componentes mais simples, essa é uma das grandes vantagens que o Arduino possibilita. Modelos existentes de placas Arduino.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
O Arduino Uno R3 é uma placa baseada no microcontrolador Tmega328 (datasheet). Ele tem 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset.
Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico.
O funcionamento da função delay() basicamente é “congelar” o programa em determinada parte do código por um tempo especificado em milissegundos. Durante o período em que o código está parado, não pode ocorrer nenhuma leitura de sensores, cálculos matemáticos ou manipulação de pinos.
Esses dispositivos são normalmente utilizados para controlar coisas a partir de informações que são passadas para eles - em um robô, por exemplo, o microcontrolador pode ligar ou desligar um motor assim que recebe um comando de um teclado ou controle.
É sempre útil a criação de protótipos mais complexos, através de componentes mais simples, essa é uma das grandes vantagens que o Arduino possibilita. Modelos existentes de placas Arduino.
As principais razões para se utilizar a plataforma Arduino em seus projetos são as seguintes: Baixo custo de prototipagem. Softwares de simulação gratuitos disponíveis. ... Grande número de tutoriais, artigos e projetos prontos na internet.
Você pode aplicá-lo para a área de impressão 3D, robótica, engenharia de transportes, internet das coisas, mecânica, inteligência artificial, música. Praticamente todos os setores podem ser influenciados por boas aplicações em Arduino.
Tmega328
Componentes que não podem faltar na sua coleção
C++
Suas aplicações são as mais diversas, de diversão passando pela arte, automação residencial e até ajudar outras pessoas. Por exemplo, o Arduino já foi utilizado para se criar uma chopeira controlada por um iPad onde era possível acompanhar o fluxo da bebida e obter informações sobre os diferentes tipos de chopp.
Um Arduino é capaz de controlar lâmpadas a partir de um sinal enviado de um celular, por meio de Bluetooth ou WiFi. Dessa forma, é possível criar dispositivos IoT (internet das coisas) utilizando o microcontrolador.
Uma placa de ensaio ou matriz de contato (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras ultilizada para a montagem de protótipos e projetos em estado inicial.
Sensores e atuadores são os elementos que definem as redes da Internet das Coisas. São necessários muitos componentes eletrônicos para amplificar, condicionar e fazer a interface dos sinais dos transdutores brutos aos processadores de controle.
Atuador é um dispositivo que produz movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica, em energia mecânica. ... Estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos de saída. Podem ser classificados como: Lineares: quando o movimento realizado é de translação.
Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador. A única diferença é que ele emprega energia elétrica e não energia de pressão de fluidos. ... São os motores pneumáticos ou hidráulicos.