A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta, é composta por gases, como o nitrogênio e o oxigênio. A hidrosfera é a camada aquática do planeta, é composta pelos oceanos, rios e lagos. A biosfera é a camada terrestre em que existe viva, que possibilita a habitação dos seres vivos do planeta.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
A estrutura interna da Terra, que apresenta a litosfera como parte superficial, é dividida basicamente nas camadas crosta, manto e núcleo. Acima da litosfera, estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera). Já o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.
Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. ... Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo.
A litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a transformação de bens de consumo. ... O solo é a porção superficial da litosfera, formado por elementos inorgânicos, gerados no processo de intemperismo e orgânicos.
A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. ... A água possui uma importância sem igual para o ser humano e demais formas de vida existentes em nosso planeta, pois todo ser vivo precisa de água para sobreviver.
As chuvas, o vento, rios, mares, e o ser humano atuam no modelado terrestre, modificando o relevo, formando solos e transformando a litosfera.
A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Podemos afirmar que a atmosfera: D. Contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida. ... Os seres vivos precisamos de oxigênio para sobreviver e o gás carbônico é um metabólito proveniente da respiração.
O gás oxigênio fornece vida aos seres humanos e animais, o gás carbônico fornece a fotossíntese às plantas e o gás nitrogênio é um elemento químico de grande importância para a vida, utilizado na produção de aminoácidos, ácidos nucleicos e proteínas.
Em lâmpadas comuns (incandescentes), o argônio é muito utilizado, já que a sua produção é barata. Outros gases nobres são: ... hélio, um gás de pequena densidade, usado em certos tipos de bexiga e balões dirigíveis; radônio, um gás radiativo, que, por isso é perigoso, em determinadas concentrações, para os seres vivos.
Os gases nobres, também chamados de "gases raros", compõem os elementos do grupo 18 (família 8A) da tabela periódica. A principal característica dos gases nobres é a dificuldade que eles possuem de se combinar com outros átomos.
Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.
Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.