Também conhecida como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
A transmissão ocorre, principalmente, pela penetração das larvas dos vermes presentes no solo através da pele. Em seguida, as larvas atingem os vasos linfáticos, seguem para os vasos sanguíneos e, depois, para o coração e pulmões.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
O saneamento básico é a medida de prevenção da quase totalidade das verminoses presentes no quadro patológico de nosso país. Entre os vermes de corpo achatado (platelmintes), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doença endêmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada.
O surgimento de parasitoses intestinais está diretamente associado à falta de saneamento básico, tendo em vista que isso aumenta significativamente as chances dos moradores locais consumirem água e alimentos contaminados.
O saneamento básico evita que as pessoas entre em contato com água contaminada, e com fezes. Sendo assim dificultando a proliferação é contaminação direta com as verminoses.