crossorigin="anonymous">
Principais “marcos legais” que regulamentam a ampliação do tempo de permanência de crianças e jovens na escola. Na Constituição Federal de 1988, o Art. ... Além disso, propõe como meta a ampliação progressiva da jornada escolar para um período letivo de, pelo menos, 7 horas diárias.
Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas. Diante disso, é importante destacarmos a inteligência emocional como ponto de partida para as competências pessoais e sociais.
Além das competências gerais da BNCC, o Currículo Paulista contempla currículos e orientações curriculares das redes públicas e privadas. Outro fundamento pedagógico do currículo é o compromisso com a alfabetização, o letramento e os (multi)letramentos em todas as áreas de conhecimento.
A idéia de infância e a sua escola, Primeira identidade: “a criança-adulto” ou a infância negada, Segunda identidade: a criança-filho-aluno ou a infância institucionalizada, Terceira identidade: a criança-sujeito social, sujeito de direitos, Função da instituição de Educação Infantil: educar e cuidar.
Com a Constituição Federal de 1988 as crianças brasileiras ganharam o direito de serem atendidas em creches e pré-escolas. Conforme artigo 208, inciso IV, “O dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de 0 a 06 anos de idade”.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é o início e a base do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola representa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.
A Base também reforça a ideia de especificidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos ao organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em três grupos de faixas etárias: bebês (zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 ...
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.
Em nossa base de ofertas ofereceremos para 2019, na Educação Infantil, o Jardim I (para crianças com 4 anos de idade completados até o dia 31 de março) e o Jardim II (para crianças com 5 anos de idade completados até o dia 31 de março).
Entenda um pouco mais sobre os motivos que levaram a isso....As séries escolares e o novo ensino fundamental de nove anos.
Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)
O que a creche pode ensinar?
Escrita de parlendas, poesias e músicas, tendo o professor como escriba. Escrita do próprio nome, com o apoio da ficha, em situações em que isso é necessário. Trabalho de reconhecimento do nome, através de jogos e brincadeiras. Manipulação do alfabeto móvel.
Nesta etapa da educação infantil, os principais processos educacionais estimulam o aprendizado através da ludicidade e da brincadeira, propiciando um ambiente de descobertas e estímulos, por meio de educação física no ensino infantil, competições, atividades de capoeira, futebol, dança e demais metodologias que ...