Como há duas moléculas participando, a reação é dita bimolecular, e daí o símbolo SN2. Sn1 ocorrerá quando houver substituição de apenas 1 molécula, já Sn2 é uma substituição bimolecular.
A ruptura das ligações, os ataques eletrofílicos e nucleofílicos ao reagente orgânico, a formação de novas ligações e de compostos intermediários, tudo isso é demonstrado em um mecanismo. ...
O mecanismo de reação descreve a sequência de reações elementares que devem ocorrer para que reagentes se tornem produtos. Intermediários da reação são formados em um passo e então consumidos em um passo posterior do mecanismo de reação.
A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global. A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
Podemos afirmar que a importância da energia de ativação nos mecanismos de reação está relacionada a velocidade de reação. Além disso, podemos também afirmar que a energia de ativação pode ser definida como sendo a energia mínima para que ocorra uma reação qualquer.
Os indícios de ocorrência das transformações químicas (reações) são: mudança de coloração do sistema, liberação de gás (efervescência) e formação de precipitado.