A resolução de conflitos pode ser definida como um processo formal ou informal que duas ou mais partes usam para encontrar uma solução pacífica do litígio que as opõe. ... Conflitos podem ser resolvidos de diversas maneiras: negociação, mediação, arbitragem e o litigio.
Métodos adequados de solução de conflitos são todos aqueles não impostos pelo Poder Judiciário e intermediados por um terceiro, que buscam levar as partes a um consenso, evitando ou terminando o deslinde judicial.
Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.
Quais são os principais tipos de conflitos no ambiente de trabalho?
Diferenças individuais. Outra das causas mais comuns dos conflitos no trabalho é a diferença nas expectativas, personalidade, contexto, sexo ou idade dos membros da equipe. Apesar de ser perfeitamente possível trabalhar bem com pessoas diferentes de nós, a realidade é que isso pode se transformar em um desafio.
Ambientes conturbados e desagradáveis tendem a deixar os funcionários estressados e desmotivados, contribuindo para o surgimento de hostilidades e confrontos. Isso pode ocorrer por várias razões, como pressão excessiva por resultados ou falta de ações que incentivem o bom relacionamento entre os empregados.
Os conflitos sociais são vistos como o motor da história de uma sociedade que está em constante mudança. Olhar para eles é ver valores, propostas e modelos sociais que estão sendo rebatidos pelos grupos oprimidos e que, eventualmente, podem ser superados.
Émile Durkheim - Conflitos Sociais Verá de forma didática de que maneira ações do governo ou de outras instituições incentivam os conflitos sociais e fazem com que as pessoas saiam às ruas e demonstrem sua insatisfação.
O conflito intrapessoal é a situação na qual há pelo menos duas necessidades simultâneas em que a satisfação da primeira implica a insatisfação da segunda, impelindo a acção da pessoa para direcções diferentes, acarretando desconforto. Os conflitos Intergrupal têm sido encarados de forma diferente.
O conflito intraorganizacional pode ser conceituado como uma situação envolvendo duas ou mais pessoas que trabalham numa mesma organização e possuam diferenças de crenças, valores, ou objetivos que influenciam em sua habilidade de trabalhar juntas e/ou afetam seu ambiente de trabalho (JAMESON, 1999).