Sinais e Sintomas do Câncer de Rim
Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Certas alterações hereditárias no DNA podem levar a condições que aumentam o risco de câncer de rim em algumas famílias.
O que é o câncer no rim? O câncer de rim mais comum é chamado de carcinoma de células claras ou renais, que pode se originar nos órgãos e se espalhar pelo corpo. O carcinoma se desenvolve como uma massa única em um ou em ambos os rins e é possível a ocorrência de dois ou mais tumores nos órgãos.
Os cistos são formações arredondadas, geralmente com conteúdo líquido, que podem estar presentes em diversos órgãos como os rins, fígado, pâncreas, etc. Existem várias doenças renais que podem levar ao aparecimento de cistos, algumas possuem uma predisposição genética, outras são adquiridas ao longo da vida.
Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial.