Os cnidários (filo Cnidaria) são um grupo de animais com uma organização corpórea relativamente simples, porém mais complexa do que a apresentada pelas esponjas. ... Atualmente são conhecidas cerca de 10.
Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.
A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
A célula típica dos cnidários são os chamados cnidócitos. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes.
As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. ... É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Resposta. Resposta: A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
A célula típica dos cnidários são os chamados cnidócitos. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. ... - Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.
Explicação:digestão desses animais é: Primeiro: Externa, extracelular, os Cnidarios obtêm seu alimento no ambiente, de forma passiva. Segundo : Interna, intracelular, os Poríferos obtêm seu alimento por filtração da água. Terceiro : interna, extracelular, os Anelídeos obtêm seu alimento.