A origem da compactação do solo é creditada ao tráfego de máquinas e animais sobre o solo. ... O adensamento do solo, por sua vez, é creditado a ações de natureza biológica e química.
3.
Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade.
Causas da compactação do solo
Os principais efeitos da compactação do solo englobam o aumento da sua densidade e resistência mecânica juntamente com a diminuição do volume de poros, especialmente os de maior tamanho (macroporos).
Quanto aos sintomas no solo, podem ser citados os seguintes: 1) formação de crosta superficial; 2) fendas nas marcas das rodas do trator; 3) zonas compactadas de subsuperfície; 4) empoçamento de água; 5) erosão excessiva pela água; 6) aumento da necessidade de potência de máquinas para cultivos e 7) presença de restos ...
O diagnóstico da compactação do solo, feito em laboratório, mostra o teor de umidade do solo. Outra forma de se avaliar a compactação do solo é por meio da abertura de trincheiras, cortando duas ruas de cana e avaliando visualmente o desenvolvimento das raízes.
Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.
O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
A compactação é um processo adquirido através da redução do volume de vazios, ou ar, entre as partículas do solo. Já na consolidação, que também é um processo que se deseja a redução do índice de vazios e da compressibilidade dos solos, ocorre a expulsão da fase líquida, havendo alteração do teor de água dos solos.
A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta. Se ele estiver um pouco mais seco, pode ser compactado com o auxílio de uma placa vibratória.
As operações para execução de aterros compactados consistem nas operações de descarga, espalhamento, umedecimento ou aeração e compactação do solo proveniente de cortes ou áreas de empréstimo (vide Figura 2.
Um compactador é um aplicativo (programa) que realiza a tarefa de compactar um (ou vários arquivos) em um único arquivo, de tamanho reduzido.
Para compactação do solo granular ou com alto conteúdo de argila, sugerimos a utilização dos compactadores de solo. Estes equipamentos são muito utilizados para realizar fundações e bases para piso. A utilização deste tipo de equipamento deve seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR-12 e NR-18.
Veja algumas dicas:
Utilizar a máquina rolo pé-de-carneiro. Passar 8 vezes em cima da mesma parte. Se este rolo chegar muito perto do muro, ou edificações ele pode danificar o mesmo. Onde o rolo não puder chegar deve ser compactado com sapinho.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão. Em seguida, é necessário preencher com água uma mangueira de nível.
Executar as mestras espalhando com a enxada entre duas taliscas a argamassa para contrapiso numa quantidade para sobrepor a altura das taliscas. Em seguida, compactar com o socador manual; Com o auxílio da régua de alumínio, nivelar a argamassa excedente até que a mestra fique no mesmo nível das taliscas.
Antes de aplicar a massa, no chão que será assentado o piso, o contrapiso precisa estar bem limpo, sem poeira, restos de madeiramento, tinta, e por aí vai. Essa limpeza da base garante que a argamassa, que vai por baixo do piso, fique bem fixada.
Como colocar pisos e azulejos?