Sólum: conjunto dos horizontes A e B do solo. Soma de bases, SB: soma de cálcio, magnésio, potássio, e sódio na CTC do solo.
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
O clima é um dos fatores que influencia na origem e na evolução dos solos, além do material de origem (rocha), dos organismos, do relevo e do tempo. ... Como resultado do intemperismo, ocorre a formação de resíduos não-consolidados, que constituem o substrato pedogenético ou, do ponto de vista da Engenharia, o solo.
O ser humano pode degradar o solo. O solo sofre transformações naturais e exógenas ( transformações causadas pelo homem.) ... A forma mais correta do homem fazer uso do solo sem degrada-lo é com pesquisas dos métodos mais eficazes e menos agressivos, assim como manter o equilíbrio com a auna e flora natural do ambiente.
O homem também pode utilizar esse solo para criação de rebanhos, para pastagem e fixação desses animais em determinado terreno. Ou ainda, explorar os recursos vegetais presentes nesses solos, como plantas já existentes e predominantes de tais localidades ou explorar uma possível fonte de minérios abaixo desse solo.
O problema é que, sem a vegetação nativa, a água da chuva não será absorvida pelo solo e não chegará aos aquíferos que abastecem quase todas as bacias hidrográficas do país. ... Com o desgaste, os resíduos são levados para as fontes de água e vão sedimentando, o que faz diminuir a capacidade e a vasão dos rios.