(Otite média serosa) A OMS é uma efusão na orelha média resultante da resolução incompleta de OMA ou obstrução da tuba auditiva, sem infecção. Os sintomas incluem perda auditiva e sensação de plenitude ou pressão na orelha.
Cera de ouvido preta Se a cera ficou enegrecida em uma única ocasião, não costuma ser nada de preocupante. No entanto, se for algo recorrente e, especialmente se você sentir outro sintomas, com uma coceira que se intensifica com o passar dos dias; melhor procurar um médico.
Conheça os principais sinais: Cera preta: se o cerume ficou preto e você começou a sentir coceira, é possível que haja uma proliferação de fungos em seus ouvidos. Cera branca: indica que o organismo está com carência de vitaminas e outros elementos, como ferro e cobre.
Todo mundo tem cera no ouvido. Pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo. O canal auditivo pode limpar-se por si mesmo.
A coceira no ouvido pode acontecer devido a várias causas que normalmente são fáceis de resolver, como secura do canal auditivo, produção insuficiente de cera ou uso de aparelhos auditivos. No entanto, em casos mais graves, a coceira pode ocorrer devido a psoríase ou infecção, podendo ser mais difíceis de tratar.
A sensação de colocar hastes flexíveis dentro do canal auditivo é gostosa. Isso acontece porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas, que levam esse estímulo para o cérebro.
Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse. Contudo, uma importante ressalva sobre o assunto precisa ser feita: "Não é para usar hastes flexíveis com ponta de algodão no ouvido.
"Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos", alerta Lazarini.
Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha O cotonete só deve ser usado na parte de fora da orelha e nunca deve ser introduzido no canal auditivo. Existem ainda cotonetes para bebês que impedem que o cotonete entre dentro do canal auditivo, servindo apenas para limpar a superfície.
Apesar de comum, esse hábito pode perfurar o tímpano Infelizmente, o hábito de limpar os ouvidos com cotonetes é bastante comum. Mas esse tipo de limpeza é contraindicado porque pode ferir ou perfurar o tímpano, além de prejudicar a lubrificação natural (produção de “cera”) do canal auditivo.
Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.
Para utilizar esta técnica deve-se colocar 2 a 3 gotas de óleo, azeite ou óleo johnson no interior do ouvido e depois colocar a cabeça inclinada para o lado do ouvido afetado, esperando alguns segundos. Por fim, se o inseto não sair sozinho, deve-se tentar abanar novamente a cabeça ou movimentar a orelha.