Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A regionalização divide o país em região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia. A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado.
Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram uma nova forma de divisão regional do Brasil. ... A proposta dos autores divide o Brasil em “quatro brasis”, a saber: Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste e Região Concentrada.
A Região Centro-Oeste é constituída por Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. ... A economia é desenvolvida a partir da agricultura de exportação de milho, arroz, soja e algodão e sua modernização é subordinada às demandas do centro econômico do país (Sudeste e Sul).
Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e ...
Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional.
São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.
O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o "meio técnico cientifico-informacional", isto é a informação e as finanças estão irradias de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado "quatro brasis".
O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.
O Brasil é dividido em 5 grandes regiões por possuir uma vasta extensão de terra com aproximadamente 8.
As Regiões do Brasil são as grandes divisões do território do país. Elas reúnem as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas.
Resposta. Resposta: Ministério do desinvolvimento regional.