A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diplóides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.
Metacêntrico: centrômero na região central do cromossomo; Submetacêntrico: centrômero suavemente afastado do centro; Acrocêntrico: centrômero próximo a um dos polos; Telocêntrico: centrômero presente em um dos polos.
Os cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, que é o complexo de DNA e proteínas localizados no interior do núcleo celular nas células eucarióticas. Durante o processo de divisão celular, a cromatina apresenta-se bastante condensada, formando os cromossomos.
→ Estrutura dos cromossomos Os cromossomos, como já dito, são formados por DNA e proteínas associadas, um complexo chamado de cromatina. As proteínas associadas ajudam a enrolar a molécula de DNA, reduzindo seu comprimento. Na cromatina, observamos a presença, principalmente, das proteínas denominadas de histonas.
Tem mais depois da publicidade ;) Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY. Sabemos que, para que ocorra a fecundação, são necessários um gameta masculino e um feminino.
Em humanos, o sexo é determinado pelos cromossomos sexuais: XX para sexo feminino, XY para sexo masculino.
O cromossomo Y é muito menor que o X, mas mesmo assim tem mais de 50 milhões de bases (as letras do DNA, gatacca…) e centenas de genes (458 na nossa espécie).
A diferenciação se dá com o 23o par, os cromossomos sexuais, o qual, nas mulheres, é composto de dois cromossomas X e, nos homens, de um cromossoma X e um cromossoma Y. Desse par de cromossomas sexuais, um é proveniente da mãe e outro do pai. ... No espermatozóide pode haver a presença do cromossoma X ou do cromossoma Y.
Geralmente, as mulheres nascem com um par de cromossomos XX e os homens com cromossomos XY.
Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.
Quando nos referimos ao cariótipo, estamos falando do conjunto de cromossomos autossômicos e sexuais na célula de um indivíduo. O cariótipo de uma mulher normal pode ser escrito pela seguinte fórmula cromossômica: a) 45, XX.
As alterações cromossômicas são síndromes genéticas provocadas por alterações estruturais, ocasionadas pela perda ou inversões nucleotídicas ou também numéricas, em conseqüência à falta ou excesso de cromossomos nas células, anormalidade denominada de aneuploidias.