1 Relativo a propiciação. 2 Que tem a virtude de tornar propício ou favorável; propiciador. 3 Que tenta obter proteção, boa vontade, perdão etc. de Deus, de uma divindade ou de um ser superior; propiciador.
Sobre a tampa, chamada Propiciatório "o Kapporeth", foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins de frente um para o outro, cujas asas cobriam e formavam uma só peça "com" a tampa, a Bíblia não diz que eles estão ajoelhados, e nem que uma asa toca na outra,(Êxodo 37,7-9).
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
vinte anos
A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as Tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto.
E pior: o poderio militar filisteu era uma ameaça à hegemonia israelita em Canaã. Em uma das vitórias sobre o povo do Israel, na batalha de Eben-Ezer, eles mataram mais de 30 mil e chegaram a roubar a Arca da Aliança (que guardava as tábuas dos 10 Mandamentos).
No século 12 a.C., a Arca da Aliança (ou Pacto), algum tempo depois de ser devolvida pelos filisteus, foi levada para Quiriate-Jearim a pedido dos homens da vizinha Bete-Semes.
A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa.
Ali estava a aliança do Senhor Deus de Israel Israel sem Sua glória não podia viver Como trarei a mim a Arca de Deus? Como farei subir a Arca do Senhor? Como terei em mim a Glória do Deus?
Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. ... A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.
2 Samuel 6.
A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém.
Quando os carregadores da arca do Senhor completavam seis passos, sacrificavam-se um boi e um bezerro cevado.
Quando Salomão recebe os conselheiros os mesmos falam O rei só nos sobrou mil bois, vamos porem matar de uma a um e dar ao povo pois o inverno esta chegando e será esse inverno de 6 meses e com esses mil bois vamos nos alimentar por pelo menos 3 meses.
NÃO OFERECEREI AO SENHOR SACRIFÍCIO QUE NÃO ME CUSTE NADA. E Gade veio naquele mesmo dia, a Davi e disse: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu. ... Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata (II Samuel, .
Para Gibeão – pois aquele era o grande lugar alto – De todos os lugares altos onde o povo se sacrificava, Gibeão era o grande e celebrado, porque o tabernáculo e o altar de bronze estavam lá. Ver 2 Crônicas 1: 3 . Não há razão para supor que os mil sacrifícios que Salomão diz ter feito aqui foram oferecidos em um dia.
Pessoa que habitava a antiga cidade de Gibeão; É uma palavra bíblica usada para designar os habitantes que ocupavam um lugar importante entre os povos que possuíam a terra de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas.
A antiga cidade de Gibeão ou Gibeom (em hebraico: גבעון, hebraico padrão: Giv'on, hebraico tiberiano: Gibon) é hoje relacionada com el-Jib, a uns 9,5 km ao NNO do monte do Templo em Jerusalém. Ali foram encontradas numerosas alças de jarros de barro com o nome Gibeão em caracteres hebraicos antigos.
Significava romper a unidade do culto a Deus. As duas tribos e meia, que haviam edificado “um altar grande e vistoso” , não possuíam a arca da aliança, o símbolo da presença de Deus. Contudo as circunstâncias daquela ocasião puderam ser contornadas, e o perigo de uma divisão foi momentaneamente afastado.