Como fazer resumo para concursos
Inclusive, isso irá guiar uma escolha mais adequada pelo método de estudo ideal para você e sua realidade.
Como estudar mais em menos tempo: 7 dicas para otimizar seus estudos
Confira Cinco Dicas para Estudar Matérias que Odeia
Dicas para estudar de verdade, de forma efetiva e sem frescuras!
Dicas para estudar todos os dias em casa
Estudos apontam que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.
Porque é justamente o que você vai usar para conseguir estudar com mais eficácia. Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente.
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR TODOS DIAS. Você precisa estudar regularmente. Porque ao fazer isso, você se sentirá menos tenso no momento do exame. Muitos estudam apenas no momento dos exames e é nesse momento que ficam muito tensos com a pontuação que poderia obter no exame.
Ganho ou perda excessiva de peso, insônia e enxaqueca estão entre os males. O lado psicológico também é abalado. Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Ter uma rotina diária de estudos é uma forma autônoma para o estudante se desenvolver e ampliar seus conhecimentos. Nesse sentido, ao estudar em casa, o estudante melhora a aderência aos conteúdos, treina sua concentração e pode aprofundar seus interesses em determinados assuntos, caso a atividade assim o permita.
Criar o hábito de estudar é muito importante para quem quer alcançar objetivos de aprendizado. Nesse contexto, a rotina de estudos é fundamental para estabelecer metas, prazos e cronograma de acordo com as necessidades e perfil do estudante. Mas, atenção: para o seu sucesso, planejamento e disciplina são fundamentais.
O hábito nos ensina que é por meio da rotina e da persistência que os resultados aparecem. Quando o aluno aprende a estudar, ele também aprende a lidar com a frustração, a importância do planejamento e da organização.
O que existe é disposição, dedicação e, principalmente, organização para que a tarefa de estudar seja eficaz e renda resultados positivos. Por isso, estabelecer uma rotina diária de estudo pode ser a solução para garantir a aprovação em provas, vestibulares ou concursos.
Ao criar uma rotina, o estudante precisa primeiro estipular quanto tempo ele tem disponível para estudar diariamente e, depois, checar quais tarefas e conteúdos serão trabalhados nas próximas semanas. Assim, ele pode dividir as atividades por horas ou dias da semana, estabelecendo quais são suas prioridades.
O hábito de estudo, em especial, é uma habilidade que o aluno desenvolve ao longo de sua vida acadêmica e será fundamental para o seu sucesso. ... Ele auxilia o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno a se conhecer e a perceber estratégias que melhor se adaptam as suas características.
Rotina, segundo o dicionário, significa: Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; rotineira. Hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotina (sentido figurado).
substantivo feminino Sequência dos procedimentos, dos costumes habituais. Modo como se realiza alguma coisa, sempre da mesma forma: rotina matinal. Itinerário, caminho habitual, que se faz todos os dias. [Figurado] Gosto pelo que é tradicional; o que se opõe ao progresso: vivia na rotina do pensamento tradicional.
A rotina diária nada mais é do que colocar o planejamento em prática. Ela vai possibilitar que os pequenos se orientem na relação tempo-espaço e se desenvolvam. Uma rotina para crianças é um instrumento construtivo, pois permite que os filhos estruturem sua independência e autonomia, além de estimular a socialização.
Segundo a pesquisadora Gisele Akemi Oda, do Instituto de Biociências da USP, que estuda os ciclos biológicos, um homem saudável deve apresentar um padrão de variações no organismo semelhante todos os dias. Regido pela luz do sol, esse padrão é favorecido pelo estabelecimento de uma rotina.
Confira, a seguir, qual é a rotina ideal a ser seguida, do momento em que acorda até quando vai dormir: