O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular, que é o terceiro ramo (V3) do quinto par craniano, o nervo trigêmio). Inerva os dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares inferiores.
Em seu trajeto final, passa pelo forame mandibular e situase na fossa infratemporal onde une-se ao tronco posterior do nervo mandibular, fazendo a inervação de todos os dentes inferiores através dos ramos dentais e interdentais.
Nasce logo acima do côndilo da mandíbula, no interior da glândula parótida; e ascende, passando anterior ao trago. Em seu trajeto mais superficial, passa (entre as duas fáscias do músculo temporal) sobre o músculo temporal e auricular anterior, dividindo-se em dois ramos terminais: frontal e parietal.
A artéria carótida interna estende-se desde a bifurcação da carótida primitiva até à base do crânio, atravessa o canal carotídeo entrando dentro da caixa craniana. No seu trajecto extra-craniano, a carótida interna situa-se na face lateral do pescoço, atravessando, de baixo para cima, o espaço mandíbulo-faríngeo.
A artéria carótida externa segue trajeto ascendente após a bifurcação da artéria carótida comum e saem dela em média oito ramos arteriais menores que vão irrigar a face e estruturas do pescoço, que em geral são: artéria tireoidiana superior (que vai irrigar a glândula tireoide), a artéria lingual (que irriga um ...