Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o óvula da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia (vide Capítulo ).
Essa é a principal forma de produção de mudas em fruticultura. Praticamente todas as cultivares plantadas comercialmente são propagadas vegetativamente, ou seja, são clones, assim como muitos porta-enxertos utilizados na propagação de fruteiras.
Porque esse modo de reprodução é uma forma de clonagem natural por sementes. ... O conhecimento gerado do estudo da apomixia poderá ser usado também para aumentar a variabilidade genética de plantas naturalmente apomíticas, pela reversão deste modo de reprodução e introdução de novas características por reprodução sexual.
Uma grande desvantagem da propagação vegetativa é que esse processo não permite a variação genética, já que os indivíduos são clones da planta-mãe. As plantas são geneticamente idênticas e são suscetíveis aos mesmos vírus e doenças que podem destruir culturas inteiras.
As principais vantagens da propagação vegetativa são:
Vantagens da propagação assexuada Transmissão de doenças • Necessidade de plantas matrizes de qualidade • Necessidade de instalações adequadas; • Maior volume de material para transporte e armazenamento; • Normalmente é um processo mais oneroso.
Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.
Resposta: Através da propagação vegetativa, caracteres vantajosos podem ser mantidos inalterados nos indivíduos que se formam. O homem desenvolveu outros mecanismos de propagação vegetativa, como a estáquia, a merguilha, a alporquia e a enxertia.
A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.
Como fazer mudas por estaquia.
A pessoa pega um galho de planta, coloca na terra e algumas semanas depois, a planta já está linda e bem implantada. Pode até parecer mágica, mas não é! Essa é uma técnica muito antiga utilizada para multiplicar plantas, a estaquia.
Como enraizar as plantas na água