Café da manhã: saiba os melhores alimentos para essa refeição
Algumas opções de café da manhã saudável são:
Fibras como sementes de chia e linhaça, também enriquecem o café, segundo a nutricionista. Isso sem falar que é preciso comer algo que dê disposição para enfrentar o resto do dia. "Pão integral, tapioca, cuscuz, mandioca ou outros tubérculos são excelentes fontes de energia para o início da manhã".
Quais as melhores frutas para comer no café da manhã?
Saiba quais são:
"Por ser uma fruta, a banana é fonte de açúcar, assim, comê-la no café da manhã é uma boa opção, pois nesse horário o corpo requisita energia para as atividades do dia", explica a nutricionista Juliana Rossi Di Croce, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.
Quem come mamão no café da manhã ainda tem uma ajuda extra para regular a pressão arterial. Essa combinação de nutrientes não pode ficar de fora do café da manhã. Por ser uma fruta fácil de consumir, o mamão é muito indicado para esse horário do dia e tem uma infinidade de preparações.
Mas comer uma boa fatia de mamão, em jejum, todos os dias, garante também o bom funcionamento dos rins e do fígado. Isso ocorre porque essa fruta é rica em papaína, enzima que facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos.
“Por isso, o papaia pode ser uma boa escolha para quem mora sozinho ou não irá dividir a fruta”, indica. Outra saída é comprar o formosa já partido. “Se perceber que irá perder a fruta, congele a polpa e use em vitaminas e sucos”, sugere Renata.
O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.
A grande diferença entre os dois mamões são o tamanho: o mamão formosa é maior, se você não for comer todo de uma vez ele pode acabar estragando. Já o mamão papaia tem uma quantidade maior de fibras que o formosa. Ambos possuem praticamente o mesmo valor nutricional e fazem parte da família Frutas Doce Mel.
Por causa disso, segundo a nutricionista Luciana Novaes, essa fruta é tão indicada para ser consumida de manhã, quando o organismo está limpo e precisa repor esses nutrientes ao longo do dia. "O mamão é uma fruta rica em fibras, betacaroteno (precursor de vitamina A), folato e potássio.
A quantidade recomendada é de 1 fatia de mamão por dia, o que equivale a cerca de 240 gramas. Uma excelente forma de conservar o mamão é congelando pequenas porções, e dessa forma pode ser utilizada para prepara sucos e vitaminas.
15 benefícios do mamão
As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.
Além de ter um efeito calmante, o chá de louro é praticamente um diurético natural. Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão.
O mamão também pode ser um grande aliado na hora da digestão, já que a papaína auxilia na quebra das particulas de gorduras. As sementes também devem ser consumidas, pois são ricas em fibras que ajudam no funcionamento do intestino. Para alcançar o efeito desejado, a ingestão deve ser associada a algum tipo de líquido.
1. Mamão. O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.
Mamão não pode ser consumido à noite - MITO Se você gosta de comer mamão na janta - seja na salada, sobremesa ou até mesmo na refeição principal, pode ficar tranquilo! A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia.
Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.