EQST

Quais So As Epidemias?

Quais são as epidemias?

De acordo com o evoluir da história da humanidade, várias epidemias foram registradas. Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas.

Quais são as endemias?

A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

Quais as doenças epidêmicas no Brasil?

A seguir, apresentamos três das principais epidemias que atingiram o Brasil ao longo da história.

  • Febre amarela (a partir de 1850)
  • Gripe espanhola (1918)
  • Varíola (início do século 20)

O que é uma região endêmica?

É uma doença localizada em um espaço limitado denominado "faixa endêmica". Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

Quais são as doenças endêmicas?

Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.

Qual a diferença entre surto epidemia e pandemia?

Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

Qual foi a cura para a gripe espanhola?

A gripe espanhola não tinha cura, mas a doença desapareceu entre o final de 1919 e princípios de 1920, não tendo sido registrados mais casos da doença desde essa época.

Como a gripe espanhola acabou?

1918 – 1920

Qual foi a causa da gripe espanhola?

A gripe espanhola recebeu esse nome porque foi um surto de vírus influenza que surgiu na Espanha, certo? Errado. Os historiadores sabem que a gripe espanhola não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola.

Quem descobriu a cura da gripe espanhola?

Anunciada como "o remédio da gripe espanhola", a Grippina era produzida pelo laboratório de Alberto Seabra, um famoso médico homeopata paulista. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, era bastante respeitado pelas autoridades, que inclusive recomendavam o uso de sua fórmula.

Como a gripe espanhola chegou ao Brasil?

No Brasil, os números mais confiáveis da época vêm do Rio de Janeiro, a então capital da República, onde foram contabilizados cerca de 15 mil óbitos entre os meses de setembro e novembro de 1918. "A gripe espanhola era muito rápida, matava em poucos dias.

Quanto tempo durou gripe espanhola?

1918 – 1920

Quanto tempo durou a gripe espanhola em São Paulo?

Diferente da epidemia provocada pelo novo coronavírus, que teve o primeiro caso registrado em São Paulo, fato que soou o alerta para a chegada da epidemia no Brasil, a gripe espanhola chegou ao País pelo Rio de Janeiro e levou cerca de cinco dias até se instalar em São Paulo.

Como a gripe espanhola chegou em São Paulo?

Fala-se que a gripe espanhola chegou ao Brasil por meio do Demerara, um navio que saiu da Inglaterra, passou por Lisboa e atracou em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. O navio chegou ao Brasil na data mencionada (setembro de 1918) e, nesse mês, a imprensa de Salvador, por exemplo, reportou centenas de pessoas doentes.

Quanto tempo durou a pandemia da peste negra?

1346 – 1353