O Fascismo Italiano, o Nazismo alemão e o Stalinismo Soviético foram os principais regimes totalitários surgidos na Europa no período.
Os regimes totalitários destacados foram: nazismo, fascismo e stalinismo. O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação.
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
História Geral. O totalitarismo foi um regime político baseado no controle total da vida, no nacionalismo e no forte militarismo, tendo ocorrido em alguns países da Europa, no século XX. O totalitarismo foi um regime político que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX.
RESUMO: Em Origens do Totalitarismo, Hannah Arendt faz uma caracterização do totalitarismo como uma forma de governo inédita, fincada em duas novas camadas sociais, a ralé e as massas. Sua descrição do totalitarismo é realizada a partir de uma diferenciação com a tirania.
Foi a partir do sucesso do fascismo italiano é que o fascismo conquistou força para espalhar-se como alternativa política em toda a Europa. O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933.
A relação da crise de 1929 e a ascensão dos Regimes Totalitários é que por afetar a economia mundial, surgiu na Europa um imenso estado de insatisfação social com o status vigente, dando espaço para aqueles com promessas de solução fáceis e radicais.
Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes. Junto do poder de intimidação, o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime.
Verificado por especialistas. A crise do capitalismo internacional, que se aprofundou em 1929, com o Crash da Bolsa de Nova Iorque, significou a desaceleração das economias europeias, em especial a de países que já haviam sido bastante prejudicados pela Primeira Guerra, como Alemanha e Itália.
Como o modelo capitalista estava em crise, e o comunismo era considerado uma ameaça na europa ocidental, os partidos nazista e facista fortaleceram-se e tiveram apoio da sociedade em todas as suas esferas para constituir um regime nacionalistas totalitarista.
Resposta. Resposta: Permitiu a intensificação e aceleração das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações.
Junto do poder de intimidação, o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime. Outra marca importante, muito em associação com o militarismo, era o terror.
Totalitarismo é um sistema político ou uma forma de governo que proíbe partidos de oposição, que restringe a oposição individual ao Estado e às suas alegações e que exerce um elevado grau de controle na vida pública e privada dos cidadãos. É considerado a forma mais extrema e completa de autoritarismo.
Os regimes totalitários eram totalmente da extrema direita, o nazi-fascismo, estes que tinham um espírito expansionista muito grande, como: Alemanha, Itália e Japão (todos os países eram fascistas e totalitários), estes países eram os principais integrantes do Eixo aliança militar que ''ocasionou'' a Segunda Guerra ...
Os regimes totalitários são muitas vezes caracterizados por extensa repressão política, ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia, censura, vigilância em massa e uso recorrente de terrorismo de Estado.
As características básicas dos regimes totalitaristas eram: Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo. Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.
O totalitarismo refere-se a um regime político caracterizado pelo forte nacionalismo e militarismo, além do controle total da vida pública e privada. O totalitarismo refere-se a um regime político que teve sua vigência em alguns países europeus no século XX.
1- São características dos regimes Totalitários, Exceto: * ( )Anti-Democrático. ( )Somente de direita. ( )Censura Prévia. ( )Nacionalismo Extremado.
Qual dos países indicados abaixo não pode ser considerado como totalitário A-Alemanha nazista. B-Itália Fascista. C-URSS stalinista. D-Inglaterra de Churchill.
Verificado por especialistas. São semelhanças entre regimes totalitários e autoritários a repressão aos dissidentes políticos, a forte militarização da política, a profunda divisão social , geralmente com a existência de uma classe vasta considerada "inferior" e a tendência a desvalorizar tudo que é estrangeiro.
Totalitarismo, anticomunismo, nacionalismo etc. Diferenças: os regimes nazifascistas tinham certas características que o Estado Novo (no caso Getúlio) não impunham, sendo um dos principais a superioridade racial: racismo, xenofobia.
Na Alemanha nazista, o programa nacional-socialista reescreveu a pedagogia com base no Mein Kampf, de Adolf Hitler, para aplicá-la em todos os níveis, do ensino fundamental à universidade.
Países como Noruega, Islândia, Suécia, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking das democracias plenas. Já Chade, Síria, República Centro-Africana, República do Congo e Coreia do Norte são considerados os piores, ou seja, os governos mais autoritários.
Nesse modo de organização política, o Estado exerce o controle total da vida pública e privada, propagando um forte espírito nacionalista. Os líderes totalitários centralizam em suas mãos toda forma de atuação estatal, utilizando-se da força militar como aliada ao alcance de seus objetivos.
Nos Regimes Totalitários os direitos do cidadão e as liberdades individuais são suprimidos e violados, sendo que as pessoas deixam de poder expressarem-se livremente, principalmente se forem críticos e opositores ao governo vigente.
Verificado por especialistas. São semelhanças entre regimes totalitários e autoritários a repressão aos dissidentes políticos, a forte militarização da política, a profunda divisão social , geralmente com a existência de uma classe vasta considerada "inferior" e a tendência a desvalorizar tudo que é estrangeiro.
em um regime totalitário existe o uso da força, controle do estado sobre as pessoas, unipartidarismo e a falta de tolerância em relacao a oposição. Diferente do totalitarismo, a democracia prega a diversidade de ideias, autonomia das pessoas, e a soberania é exercida pelo povo.