Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum. ... Retas concorrentes: duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum.
Retas paralelas são duas retas que não possuem nem um ponto em comum, e está uma paralela a outra . Retas coincidentes são duas retas que possuem todos os pontos em comum ( uma em cima da outa) , idênticas.
A reta é formada por infinitos pontos que estão alinhados. Ela é ilimitada nos dois sentidos. Quando construímos uma reta devemos utilizar letras minúsculas para representá-la. ... Uma reta pode ser construída em três posições: horizontal, vertical ou inclinada.
Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t). Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas.
Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. Os pontos que fazem parte da reta sempre são indicados por letras maiúsculas. Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
Para construir uma reta numérica, três passos devem ser seguidos: 1 – Tome uma reta qualquer e marque um ponto nela que terá o valor 0 (zero) e será chamado origem. 2 – Partindo da origem, escolha um sentido positivo crescente na reta numérica.
Para representar um intervalo na reta real, precisamos nos atentar às extremidades do conjunto. a) O intervalo (-1,3] possui extremidades -1 e 3. Entretanto, o -1 não pertence ao conjunto e o 3 pertence. Então, na reta real, devemos colocar no -1 uma bolinha aberta e no 3 uma bolinha fechada.
Numa reta e num plano existem infinitos pontos (dentro e fora dele). Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano.
O plano é um conjunto de retas alinhadas e, portanto, também é um conjunto de pontos. O objeto formado por esse alinhamento de retas é uma superfície plana que não faz curva e infinita para todas as direções. Em um plano, é possível desenhar figuras que, além de comprimento, possuem largura.
O ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo: Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.