Tridimensionalmente, essa reabsorção óssea cervical - observada em todos os tipos de implantes osseointegrados - assume a forma de um pires, ou seja: é rasa e superficial e, por isso, como em Inglês saucer = pires, logo passou, por extensão em Português, a ser denominada "saucerização".
O Mini Pilar é composto de três partes para ser utilizado sobre implantes unitários, múltiplos e para próteses parafusadas. Especialmente projetado para oferecer maior resistência à pressão exercida sobre o implante, no caso de próteses unitárias ou fixas.
Resumo: A Saucerização Óssea Peri-implantar Cervical, ou simplesmente Saucerização, deve ser considerada uma adaptação morfológica e funcional dos tecidos cervicais peri-implantares. ... O epitélio juncional peri-implantar leva o EGF próximo ao osso vizinho, que se reabsorve de forma inclinada.
O implante consiste num parafuso de titânio instalado através de cirurgia e submetido à osseointegração em maxila ou mandíbula. ... Todavia, o conceito de Plataforma Switching referese ao uso do componente protético de diâmetro menor quando comparado ao diâmetro da plataforma do implante.
Assim como afirma o dentista, os pacientes sem tecido ósseo podem receber implantes dentários. Isto é possível devido o remanescente ósseo, mesmo após a perda do dente. “Existe um processo de reabsorção óssea, como se o volume do osso fosse diminuindo gradativamente”, completa o especialista.
Como citado anteriormente, a doença não pode ser revertida. Mas, existem tratamentos para garantir a vivacidade e funcionalidade da boca em casos de perda óssea dentária. Em quadros clínicos mais brandos o tratamentos aplicado é uma limpeza profunda feita pelo dentista.
Perdas ósseas horizontais em geral não são recuperáveis. Cada caso precisa ser avaliado criteriosamente por um periodontista. O osso perdido pode ser recuperado através de um procedimento chamado regeneração óssea guiada.
O implante dentário é contraindicado para pessoas que têm dificuldade de cicatrização ou uma deficiência no sistema imunológico. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer e doença autoimune também não estão aptos ao tratamento.
Os maiores riscos para quem faz implante dentário
A fim aumentar a probabilidade do sucesso de um implante dental, a boca, as gomas e as maxilas devem estar em uma condição saudável. Há alguns casos quando um implante dental contraindicated porque o risco de falha é significativamente mais alto, como se o paciente tem: Deterioração de dente não tratada.
5. Repouso nos primeiros dias. Depois que o paciente já colocou o implante dentário, vai precisar cooperar para se recuperar bem e ajudar na cicatrização. Dessa forma, nas primeiras 48 horas após a cirurgia, a recomendação é fazer repouso para evitar sangramentos, edemas e infecções.
Afinal, quanto custa um implante dentário? O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.
A recuperação do implante dentário envolve duas etapas: a cicatrização gengival e a integração do osso ao implante, chamada de osseointegração. O implantodontista explica que a cicatrização é bem rápida. Dentro de uma semana, já é possível remover todos os pontos.
1. Aplicar gelo no local. Nas primeiras 24 horas é recomendado fazer uma compressa gelada na parte externa do lado que foi operado. A baixa a temperatura ajuda a reduzir os inchaços e tem ação analgésica, minimizando possíveis sensações dolorosas.
Trauma oclusal Quando o paciente faz o tratamento de implante dentário, ocorre uma mudança na mordedura, gerando uma força maior sobre as próteses e, consequentemente, sobre os implantes. Isso leva a um trauma oclusal, fazendo com que haja perda óssea na região e, consequentemente, perda do implante.