A Reserva de Contingência é uma provisão no plano do projeto (de custos e/ou de cronograma) para responder a riscos identificados e aceitos.
Reservas são recursos acumulados no patrimônio líquido. Visam manter a integridade do capital social, garantir a realização de investimentos com recursos próprios, além de serem utilizadas na compensação de prejuízos e no aumento do capital.
O patrimônio líquido é um dos principais indicadores de como vão as suas finanças. Ele representa a sua riqueza em um determinado momento, levando em consideração o balanço patrimonial de acordo com os valores ativos e passivos.
Constitui-se em uma das fontes do Patrimônio Líquido: Valores devidos a terceiros. Empréstimos de instituições financeiras. Investimentos dos sócios, acionistas ou proprietários. Bens e direitos de uma entidade, expressos em moeda.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.