Os Princípios da Gestalt sobre a Organização Perceptual. ... Uma premissa subjacente estabelece que a organização perceptual ocorre instantaneamente, sempre que percebemos diversos padrões ou formatos. As minúsculas partes do campo perceptual unem-se para formar estruturas distintas das originais.
A Lei da Pregnância da Forma ficou definida como “O princípio básico da percepção visual da Gestalt. Diz que sempre enxergamos a composição visual como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos.
A aplicação da perspectiva da Gestalt na psicologia clínica é chamada de Gestalt-terapia. Nesse contexto, a ideia do “todo” é central: a tentativa da psicoterapia é de fazer perceber as partes rejeitadas ou inconscientes do paciente e juntá-las, tornando a pessoa um ser inteiro.
Segundo os psicólogos de uma corrente chamada gestaltismon o ser humano possui a capacidade inata de percepcionar formas ou figuras que se destacam de fundos. Existem duas leis da percepção, a segregação figura-fundo e a tendência à estruturação.
Wertheimer pôde provar, experimentalmente, que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Basearam nisso a ideia de que o conhecimento do mundo se obtém através de elementos que por si só constituem formas organizadas.
A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) ... Essa é a parte mais prática da psicologia, que se expressa, entre outras áreas, na psicoterapia.
Princípios do Cooperativismo