Resposta. Reatividade de um elemento está relacionada com a perda ou ganha de elétrons. Quanto maior a eletropositividade, maior a reatividade, isso no caso dos metais, como por exemplo, césio (Cs) e frâncio (Fr), considerados os mais reativos.
Dióxido de carbono, produzido na queima de combustíveis fósseis - carvão, óleo e gás natural - é responsável por cerca de 6% do efeito estufa. Os outros gases envolvidos nesse efeito são os CFCs (CloroFlúorCarbonos), metano, vapor de água, ozônio e óxido nitroso(1).
A concentração de dióxido de carbono na atmosfera, principal causa das mudanças climáticas, está no maior nível em três milhões de anos, o que torna inevitável o aumento da temperatura do planeta e o nível dos oceanos, alertam os pesquisadores.
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Apesar da necessidade de manter o CO2 na atmosfera para a preservação das espécies, a sua alta concentração pode ocasionar em poluição do ar, chuva ácida e o constante desequilíbrio do efeito estufa, em decorrência da elevação da temperatura do planeta, causando, consequentemente, o derretimento das calotas de gelo e ...
A quantidade de gás carbônico (CO2) na nossa atmosfera tem aumentado constantemente devido ao uso intensivo de derivados do petróleo, como a gasolina e o gás natural, e do carvão. ... Estima-se que as queimadas sejam responsáveis por 15% a 30% do aumento anual na quantidade de CO2 no ar.