Segundo o filósofo grego Aristóteles, a felicidade não está ligada aos prazeres ou as riquezas, mas a atividade prática da razão. Em sua opinião, a capacidade de pensar é o que há de melhor no ser humano, uma vez que a razão é nosso melhor guia e dirigente natural.
Em grego, felicidade se diz “eudaimonia”, palavra que é composta do prefixo “eu”, que significa “bom”, e de “daimon”, “demônio”, que, para os gregos, é uma espécie de semi-deus ou de gênio, que acompanhava os seres humanos. Ser feliz era dispor de um “bom demônio”, o que estava relacionado à sorte de cada um.
A felicidade è um estado adorável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico,em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo,a felicidade tem ainda o significado de bem estar espiritual ou paz interior.
Felicidade também tem muito a ver com endorfinas, e segundo um estudo feito pelo Professor Hélio Couto, a única coisa que produz endorfinas exponencialmente é fazer o bem. Quanto mais se pratica o bem, quanto mais você ajuda o próximo, mais endorfinas são produzidas e mais feliz você se torna.
O que é felicidade para mim – por Priscila Kamoi Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com seu espirito, mente e corpo. É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz. Felicidade é uma jornada e não um destino.
Como deixar de se sentir sozinho
O que é solidão? A solidão é a desconexão; a ausência de pertencimento com o mundo e com os outros. Pessoas solitárias não conseguem sentir identificação com o meio e com quem está ao seu redor, causando isolamento. Tristeza e solidão não são bons aliados.
Isso porque a solidão é considerado um estado – ser solitário. ... A solitude só é válida quando se tem um outro alguém para contar – e essa é a grande diferença: o ser solitário não possui ninguém, enquanto o que goza da solitude sabe ter, mas prefere estar só.
A diferença entre sentir-se sozinho e estar sozinho está na maturidade de reconhecer-se como um ser de relação, não em uma relação de dependência, mas de liberdade, isto é, entender que o outro não é o único responsável pela sua felicidade. ... É sentir-se em paz consigo mesmo não com a paz que o outro te “oferece”.
Solitário é alguém que prefere ficar sozinho. Viver sozinho pode ser uma coisa boa ou ruim, depende de como você se tornou uma pessoa solitária. Se você se tornou um porque gosta e ama ser assim, então está tudo bem.
Solidão e isolamento são a mesma coisa O isolamento pode ser, sim, um fator para a solidão, mas não é o único. Você pode se sentir solitário em uma multidão, assim como você pode se sentir perfeitamente feliz, ou até mesmo aliviado, ao passar algum tempo sozinho. Às vezes queremos estar sozinhos.
Enquanto o isolamento social surge em situações em que uma pessoa não tem pessoas suficientes para interagir, um estado objetivo, a solidão é a experiência subjetiva de angústia por não ter relações sociais suficientes ou por não ter contato suficiente com as pessoas.
Resposta. Porque vivem conversando com computadores, sem ao menos conhecer de fato as pessoas com quem teclam. Porque a amizade, o contato, a procura por pessoas de carne e osso resumem-se a buscas meramente sexuais.
A solidão é uma oportunidade para nos reencontrarmos com nós mesmos; a solidão nos dá permissão para o diálogo interno, para sabermos como e onde estamos, nos conhecermos melhor e saber o que queremos. ...
Muitas pessoas estão sozinhas porque têm grande dificuldade no relacionamento interpessoal, em fazer amizades ou mesmo em construir boas relações afetivas. Isso ocorre, por exemplo, por conta do excesso de timidez ou mesmo como reflexo de decepções com amigos ou parceiros amorosos no passado.
Quando nos sentimos sozinhos por algumas das razões anteriores, o mais provável é que buscamos estar com os outros porque temos algum tipo de carência. O problema é que, no momento em que eles vão embora, caímos novamente naquele buraco de isolamento, escuridão e tristeza.
Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la. Ela se manifesta até mesmo quando estamos rodeados de pessoas queridas, em ambientes movimentados e enquanto realizamos afazeres diários.