Células somáticas (células não reprodutivas): 46 pares de cromossomos homólogos. Esses cromossomos presentes aos pares são semelhantes e, assim, essas células podem ser denominadas de diploides e representadas por 2n; Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos.
Cromossomos homólogos são cromossomos que tem origem paterna e materna e apresentam as mesmas características de genes, eles são iguais, ou seja, formam um par. Eles só exitem nas células somáticas das espécies diploides (possuem 2n cromossomos) . Neste par, os dois homólogos tem a mesmas características de genes.
Os cromossomos homólogos estão presentes nas células diploides (2n). O seu emparelhamento acontece na meiose, o processo de divisão celular que forma células sexuais. Cada um dos filamentos do cromossomo é chamado de cromátide, que juntos formam as cromátides-irmãs, as quais estão unidas pelo centrômero.
Quem pode pedir a investigação de paternidade? O processo de investigação de paternidade de um menor de 18 anos deve ser aberto pela mãe do menor, representada por um advogado. Sendo maior de idade, a própria pessoa pode abrir o processo - mas também deve ser representada por um advogado.