A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. ... Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. ... A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Atmosfera terrestre é uma camada gasosa que envolve todo o planeta Terra e é mantida pela força da gravidade. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros, atua na manutenção da vida.
O ar atmosférico é composto por uma mistura de gases, sendo eles: nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
Podemos considerar como ambientes terrestres a litosfera (rochas), a hidrosfera (águas) e a atmosfera (gasosa) que tem na sua composição gases como o oxigênio, nitrogênio, argônio, entre outros e os chamados gases do efeito estufa, onde podemos citar o CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), o vapor de água, como os ...
O que são os Gases de Efeito Estufa (GEE) Dos 70% restante, a maior parte é absorvida pelo solo e pelos oceanos e uma fração residual é absorvida pela atmosfera. Os Gases de Efeito Estufa (GEE) mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
Resposta: Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
As principais causas do aquecimento global são:
CO2
Resposta: 1 - Os gases do efeito estufa mais relevantes são dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), existem vários outros. 2- A concentração desses gases está diretamente relacionada com a quantidade de gases emitidos.
Atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, o emprego de certos fertilizantes, o desmatamento e o grande desperdício contemporâneo de alimentos, que têm entre seus resultados a elevação nos níveis atmosféricos de gases estufa, vêm intensificando de maneira importante o efeito estufa e desestabilizando o ...
COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia. El CO2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.
O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global. ... Resumidamente, podemos dizer que o Sol emite radiações em várias faixas de comprimento de onda, que chegam até a superfície do planeta Terra.
Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.
O efeito estufa artificial é aquele provocado pela emissão em grande quantidade de gases poluentes no ar. Grande parte destes gases não é absorvida pela natureza (vegetação principalmente), formando uma camada de poluentes na atmosfera..
Resposta. O efeito estufa, junto com a água, é o responsável por manter a temperatura do planete variando entre patamares q permitam q o planeta sustente a vida. Acabando com ele vc estaria em um planeta onde as temperaturas muito provavelmente variariam de mais de 100ºC no dia e abaixo de -100ºC à noite.
Se o efeito estufa aumentar descontroladamente, as temperaturas médias se elevarão muito, destruindo os ecossistemas e tornando a vida no planeta muito mais difícil.
Um relatório publicado pela revista científica The Lancet, em novembro, aponta que as próximas gerações sofrerão mais problemas de saúde como consequências do aquecimento global. A redução na produção de alimentos é apontada como um dos motivos, por gerar fome e desnutrição - principalmente em regiões mais pobres.
A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem ...
Esse termo - “aquecimento global” - refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, pelo aumento da concentração de certos gases atmosféricos, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre.