As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada. ... Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas. Exemplo: chuva-de-ouro.
2) Panículas Tipo de cacho em que o eixo da inflorescência é ramificado (cacho composto), apresentando uma forma cônica ou piramidal (ex. inflorescência da aveia). 3) Racemos ou cachos as flores inseridas num eixo ou ráquis não ramificado . Na sua grande maioria, os frutos das gramíneas são cariopses.
Inflorescências são estruturas complexas com muitas funções. Na antese, apresentam as flores de maneiras que permitem a transferência de pólen e a otimização do sucesso reprodutivo da planta. Durante o desenvolvimento de flores e frutos, fornecem nutrientes para as flores e frutos em desenvolvimento.
Esta planta de raiz profunda tem suas flores sésseis que estão inseridas em ápice dilatado, reunidas em inflorescência do tipo indefinida, denominada capítulo – nome dado ao tipo de inflorescência em que as flores estão muito próximas de si e inseridas em um eixo comum.
Helianthus annuus
O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, gênero Heliantheae.
O nome científico do girassol, Helianthus annus, significa flor do sol. Originária da América do Norte, por lá, ela é conhecida pela tradução literal do latim para o inglês, sunflower. Aqui no Brasil, além da referência ao astro, a nomenclatura da espécie entrega uma de suas principais características: o heliotropismo.
O Girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta anual originária da América do Norte e Central, pertencente à família das Asteráceas Caracterizam-se por serem plantas de caule grosso e robusto, de coloração esverdeada.
Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.
O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite. Assim, ele já “espera” o Sol nascer inclinado para o lado certo.
Saiba o que fazer quando a flor do girassol morre Quando apenas uma é prejudicada, corte e tenha atenção com as demais. No entanto, se for um acontecimento em escala, é preciso ajustar o jardim por completo. Inclusive, o mais indicado é limpar o solo e retirar as raízes das flores antigas para plantar novamente.
eles giram de acordo com a inclinação do sol, em outras palavras, eles “perseguem a luz”. Provavelmente essa parte você sabia, mas tem outra que talvez não!১৫ নভেম্বর, ২০১৭
O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. ... Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação. A partir de então, não voltam a girar pelo resto da vida, e ficam voltados para o oriente indefinidamente, até morrerem.
O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo por trás disso sempre intrigou os cientistas. ... Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo.
4- Floração No decorrer da semana seguinte ao seu florescimento, as pétalas amarelas da flor são revertidas sobre as bordas da cabeça do botão. Após uma semana, o girassol deixa cair as pétalas e os brotos secundários localizados na parte inferior do caule podem florescer como botões menores (Thomson, 2010).
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Quem tem girassóis plantados em vasos provavelmente não precisará podá-los com tanta frequência, já que florescem apenas uma vez ao ano. Por outro lado, caso isso seja necessário, o período ideal é no final da primavera ou no começo do verão.
Saiba como recuperar uma planta seca
12 meses
Rega em excesso Essa é a causa mais comum para o amarelamento das folhas. Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar.
Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana. Depois dilua uma parte da calda para 10 partes de água, coloque em um borrifador e pulverize nas plantas que foram atacadas.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Do ponto de vista mais prático para o controle de lagartas, uma estratégia que apresentado bons resultados é o plantio de variedades ricas em silício ou a aplicação de fertilizantes à base desse nutriente na planta.
Hortelã como repelente natural Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as. Fresca: deve ser acondicionada na geladeira em saco plástico, por alguns dias. Para congelar: retire e pique as folhas.
As vaquinhas são vetores de viroses em diversas culturas como o melão, o feijão catador (caupi) e feijão comum. Uma maneira de controlar a vaquinha é usar o próprio inseto contra si mesmo, além de plantas repelentes.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
A princípio o tatuzinho pode parecer cochonilha, porque o formato é parecido e ambos são branquinhos, mas é fácil distinguir os dois. ... Além disso o tatuzinho fica vagando livremente pelo substrato, enquanto as cochonilhas formam colônias e ficam grudadas na planta ou nas suas raízes.
Para o controle das larvas depositadas na terra ou substrato, aplique a calda de cavalinha (Equisetum ssp.). Este extrato, além de combater pragas, também pode ser usada para o controle de doenças veiculadas pelo solo e como fonte de nutrientes.
São elas: manjericão, alho, cebola ou alecrim – que afastam as pragas e invasores devido ao seu forte cheiro -, e hortelã, crisântemo, salsinha, orégano, estragão ou citronela. Você também pode contar com a ajuda de plantas atrativas, que funcionam como uma barreira capaz de impedir que as pragas cheguem até a horta.