crossorigin="anonymous">
As ondas se formam pelo efeito do vento sobre o mar, que transfere parte de sua energia para a água. A força das ondas depende da intensidade e da duração do vento: se o vento é muito fraco ou dura pouco, a ondulação não ganha força para quebrar na costa.
Se você vir ondas quadradas na superfície do mar, fique longe e avise os outros imediatamente. Além da beleza inegável deste fenômeno, é importante enfatizar que é igualmente perigoso para os banhistas. ... Mesmo no limite de dois mares, no que é conhecido como Cruzamento de mares, é onde a ilha de Ré está localizada.
Ela abrange desde a faixa entremarés, podendo chegar, em alguns locais, até 20 m de profundidade. No Brasil, nossas praias possuem um sedimento constituído basicamente de areia. E apesar de parecer um ambiente homogêneo, até mesmo quase desértico, há uma grande diferença entre as diferentes áreas de uma praia.
Um machucado também é uma porta de entrada para a infecção. Segundo a infectologista, quando os ferimentos acontecem na praia, por exemplo, em contato com pedras ou corais, as pessoas costumam lavá-los com a própria água do mar, aumentando ainda mais a chance de infecção.
Banco de areia consiste no acúmulo de areia no meio de um curso de água (como um rio) ou ao longo da costa marítima. Sua formação num rio se dá pelo depósito de aluvião, através de braços do rio. Nas praias os bancos podem se formar pelo fluxo e refluxo do mar ou pela ação das ondas.
Areia contaminada: bactérias como a Escherichia coli ( E. Coli) são um dos perigos da recreação à beira-mar. A E. coli é uma das principais espécies de bactérias que vivem no intestino inferior dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Estirpes patogênicas de E.
nas encostas dos continentes, o mar deposita seus sedimentos, sejam do fundo do mar ou de outra praia. O mar carrega esses sedimentos até achar algum lugar para depositá-los, no caso, a costa dos continentes, formando as praias.
Uma praia (do latim tardio plagia) é uma formação geológica composta por partículas soltas de mineral ou rocha na forma de areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água (rio ou oceano), seja uma costa ou praia fluvial. Também é conhecida como fralda do mar ou pancada do mar.
A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão.
Importância ambiental Mais do que apenas um ambiente de lazer, as praias exercem um papel fundamental no que tange a área ambiental e no ecossistema. Isso porque, elas exercem o papel de protetoras dos ambientes litorâneos em relação à força natural desenvolvida pelos oceanos.
O mar ajuda a relaxar e reduz a ansiedade Instintivamente, o mar calmo gera confiança. Isto porque ele é uma extensão plana, onde não existem lugares “escondidos”. Nosso cérebro o identifica como uma ausência de ameaças e, por isso, elimina as vozes de alerta. O resultado é o relaxamento do sistema nervoso.
substantivo feminino Faixa de terra à beira-mar; faixa de terra encoberta por areia ou por pedras que limita um mar, um rio ou uma lagoa. Beira-mar; região localizada na costa de um país onde é possível nadar e tomar banho de sol: o Brasil tem lindas praias.
Praia é a faixa de areia que bordeia o mar (oceano) e o continente. Mar é o oceano propriamente dito.
Litoral do Brasil
A geografia costeira, geografia litorânea ou geografia do litoral é um ramo da geografia que estuda a relação entre terra e a água e do clima (e outros fatores geográficos) na zona costeira.
Zonas Litorâneas do Brasil
Barra é uma formação geológica que pode ocorrer nas desembocaduras de canais, estreitos, estuários, rios e outros cursos de água, devido à acumulação de material de aluvião, paralelo à costa, na linha onde a corrente do curso de água e a do corpo onde este desemboca se equilibram.
Baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. São reentrâncias da costa por onde o mar avança para o interior do continente. Golfo é uma baía de grandes dimensões com uma abertura larga para o mar, como o golfo de Sidra por exemplo.
1. Baiá Diminutivo de trabalhar podendo sendo substituído por: trampar, pegar no cabo da enxada, lavorar, suar a camisa. Estou indo baiá agora, não poso parar para conversar ou me atraso.
Baía ou enseada – Reentrância da costa bem aberta em direcção ao mar, com uma pequena penetração dele. ... O termo enseada (que deriva da palavra seio) refere-se ao recorte da linha costeira que forma uma pequena baía. É uma entrada aberta em direcção ao mar limitada por dois promotórios (porções mais elevadas).